Pesquisa e Inovação

Professor do PPGEdu é pesquisador convidado da Universidade de Colima, México

31/08/2018

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com a finalidade de avançar nas atividades de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), durante toda esta semana, o vice-coordenador do PPGEdu e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes), vinculado ao Programa, Dr. Altair Alberto Fávero esteve em missão institucional como professor convidado na Universidade de Colima (UCOL), México. As atividades desenvolvidas pelo docente fazem parte de convênio firmado entre a UPF e a UCOL e seus programas de pós-graduação em Educação, e atendem ao convite do Corpo Acadêmico de Formação Docente do Departamento de Educação da UCOL, coordenado pelo professor e pesquisador Dr. Jaime Moreles Vazquez.

A agenda de atividades do coordenador do GEPES teve início na segunda-feira (27), com um trabalho desenvolvido junto aos alunos do curso de Pedagogia, no qual Fávero trabalhou as seguintes temáticas: iniciação à pesquisa, argumentação e autonomia intelectual. Na terça-feira (28), ele proferiu a conferência “Formação de professores no cenário das sociedades complexas e plurais”. Já na quarta-feira (29), teve destaque a sua participação no painel “Desafíos del trabajo docente en el marco de las políticas educacionales en México y Brasil”, juntamente com os professores Jesús Jiménez (UCOL; SE) e Teresa Cristina Rego (USP). Também na quarta-feira, Fávero ofereceu um minicurso para os alunos de pós-graduação da UCOL sobre o tema “Interdisciplinaridade e resolução de problemas na educação”.

Na quinta-feira (30), o professor da UPF participou do minicurso sobre “Produtivismo acadêmico”, ministrado pela professora Dra. Teresa Cristina Rego (USP). As atividades encerram nesta sexta-feira (31), com a mesa temática “Planejamento de atividades de Intercâmbio entre Universidade de Colima/México e Universidade de Passo Fundo/Brasil”.

Conforme Fávero, essas atividades possibilitam o avanço nas relações e nos vínculos institucionais entre a UPF e a UCOL, favorecem a internacionalização do PPGEdu e possibilitam intercâmbios acadêmicos na medida em que aproximam os grupos de pesquisa das duas instituições. A UPF firmou convênio com a Universidade de Colima em 2014, e, desde então, tem realizado atividades anuais de intercâmbio de pesquisadores. Para novembro de 2018, está prevista a publicação, pela Editora da CRV, Curitiba, de dois volumes da coletânea Avaliação do Ensino Superior, a qual terá a participação de diversos capítulos dos pesquisadores das respectivas instituições.