Geral

Professor da UPF participa de intercâmbio na Argentina

12/11/2018

16:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O professor do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) Me. Vinicius Scortegagna participou de intercâmbio do Programa Marca na cidade de Concepcion del Uruguay, localizada na Argentina. O professor participou de aulas e palestras na Universidade Tecnológica Nacional (UTN). 

Conforme o docente, durante os cinco dias que permaneceu no país, foram divulgadas informações sobre o curso de Engenharia Civil e sobre a UPF para os estudantes e professores argentinos. “Conheci toda a infraestrutura de laboratórios, participei de conversas com os professores e coordenadores das diferentes áreas do curso. Fui acompanhado em algumas atividades pela estudante de engenharia civil Ketlin Wagner, que está, durante este segundo semestre, fazendo intercâmbio por lá”, conta, lembrando que, no mesmo período, a aluna  Celia Sanchis, da UTN, realiza intercâmbio e cursa disciplinas aqui na UPF. 

Scortegagna conheceu um pouco da cultura e da história local. “Trata-se de uma cidade de 80 mil habitantes de grande importância histórica para a Argentina, de onde surgiu o primeiro presidente constitucional do país, de um total de cinco presidentes que tiveram origem ali. O povo é extremamente hospitaleiro e também muito orgulhoso de sua história. A cidade abriga vários prédios históricos, com destaque para o ‘colégio nacional’ e para a ‘Básilica de la Inmaculada Concepción’, além do cemitério municipal, que lembra muito o cemitério da Recoleta de Buenos Aires”, disse.

O professor conta que algo que lhe chamou a atenção foi que, na UTN, as aulas ocorrem das 17h30min às 23h30min. Conta ainda que a cidade é banhada pelo Rio Uruguai e que tem uma ilha, a Isla del Puerto, onde funciona um parque público com balneários. “Vale destacar que o programa garante de forma automática a validade do título de engenheiro civil dos estudantes das instituições acreditadas, sendo este válido em todo o Mercosul. Destaco ainda que são apenas dois cursos de engenharia em todo o estado, e que a Engenharia Civil da UPF foi a primeira do Brasil a obter essa acreditação”, destacou.

Programa
O Programa Marca é um programa do governo federal, desenvolvido em parceria com universidades conveniadas de países pertencentes ou associados ao Mercosul, que busca promover a consolidação, a expansão e a internacionalização dos estudos acadêmicos, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e da mobilidade internacional.