Pesquisa e Inovação

Professor da UPF conquista o prêmio Wilmer Souder Award

13/05/2021

10:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo

Docente é o primeiro brasileiro a receber a conquista inédita na área de materiais dentários

Docente da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UPF, o Dr. Álvaro Della Bona conquistou o prêmio Wilmer Souder Award. Considerada a maior premiação internacional na área de materiais dentários, tida como o Nobel da Odontologia, é a primeira vez que a honraria é entregue a um profissional da América Latina.

Pesquisador nível 1 do CNPq, Della Bona recebeu a premiação, que contempla a carreira de pesquisadores prestigiados ao redor do mundo (Distinguished Scientist Award), pela International Association for Dental Research (IADR).

Ele recorda que, até então, apenas doutores entre a América do Norte e Europa haviam sido reconhecidos. “É o prêmio mais antigo da IADR, ele começou em 1955. É uma grande alegria e o maior reconhecimento da dedicação pela ciência odontológica na minha carreira. Nunca um brasileiro recebeu esse prêmio na área de materiais dentários, que é uma área muito forte na Odontologia”, afirma, lembrando que o reconhecimento de distinção científica premia, a cada ano, algum estudioso nos bastidores de áreas da odontologia.

Della Bona foi o primeiro presidente latino da Academy of Dental Materials (ADM), fundada em Chicago, em 1941, além de ser o primeiro brasileiro a receber o prêmio Paffenbarger Award, em 2000. No ano passado estava entre os pesquisadores de maior influência no mundo. “O Wilmer Souder Award tem premiado ilustres e renomados professores pesquisadores da área de materiais odontológicos provenientes de grandes centros de pesquisa e tecnologia do mundo, que sempre admirei e acompanhei. Acredito que minha inserção, atuação, formação e reconhecimento internacional são fatos que auxiliaram na designação dessa premiação”, ressalta o professor.

Apresentado tradicionalmente em uma solenidade da Associação, neste ano, em função da pandemia, o evento será virtual, realizado no dia 21 de julho. 

Trabalho dedicado aos estudos e a pesquisa
Natural de Soledade, o professor Álvaro é graduado em Odontologia pela UPF, com especialização em Odontologia Estética e Oclusão na Universidade do Texas em 1991. Após essa etapa, Della Bona foi para Inglaterra, onde tornou-se mestre em Odontologia Restauradora na Universidade de Sheffield, em 1994. Já em 1996 foi premiado com um fellowship na Universidade de Otago, Nova Zelândia, e em 2001 obteve seu PhD pela Universidade da Florida. C

Álvaro complementou sua trajetória acadêmica em 2013 com o pós-doutoramento na Universidade de Michigan e, recentemente, concluiu o segundo pós-doutorado, sobre impressão 3D em biocerâmicas, na Universidade do Colorado, nos Estados Unidos.