Pesquisa e Inovação

Produção técnica do PPGCA é tema de pesquisa da UFSC

07/05/2020

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No último dia 5 de maio, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) e professor dos cursos da área de Informática, Dr. Rafael Rieder, participou de entrevista sobre geração de produção tecnológica e sua relação multi/interdisciplinar nos programas de pós-graduação brasileiros. A entrevista faz parte da pesquisa da doutoranda Vívian Costa Alves, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conduziu o encontro. A aluna é orientada pelo professor Dr. Roberto Carlos dos Santos Pacheco, e coorientada pela professora Dra. Gertrudes Dandolini.

A temática abordada por Vívian tem como objetivo a análise dos índices de produtividade do quadriênio 2013-2016, no que tange a produção tecnológica, como programas de computador, produtos e patentes, e sua conexão multi/interdisciplinar com demandas do mercado de trabalho e outras áreas do conhecimento. Os índices foram elaborados a partir de uma ampla pesquisa nacional e internacional nas temáticas abordadas, a partir de estudo quantitativo com dados extraídos das Plataformas Sucupira e Lattes.

De acordo com o estudo da discente da UFSC, o PPGCA da UPF obteve indicadores relevantes nos temas pesquisados, o que motivou o convite e a realização da entrevista para a coleta de dados qualitativa. A entrevista teve duração de, aproximadamente, uma hora, por meio de videoconferência, e pautou questões como foco dos produtos criados, sua aplicação na sociedade, o envolvimento multi/interdisciplinar, meios de fomento, a observância de planejamento estratégico, e o estabelecimento de projetos de pesquisa com parceiros do setor produtivo e acadêmico.