Egresso de Engenharia Elétrica da UPF, Elias Sgarbossa viu no curso de Agronomia, agora também ofertado no período noturno, uma possibilidade de retornar para segunda graduação
Conciliar estudo e trabalho não é uma tarefa fácil. Visando facilitar o ingresso ao ensino superior e possibilitar a interação do ensino com o profissional, a Universidade de Passo Fundo (UPF), dispõe de uma diversa lista de cursos de graduação no período noturno.
Desde o Vestibular de Inverno de 2021, o curso de Agronomia é um destes. Já formado em Engenharia Elétrica pela UPF, Elias Sgarbossa não deixou essa oportunidade passar e retornou para a segunda graduação. Já trabalhando com projetos de equipamentos eletrônicos para a agricultura, o egresso decidiu adquirir mais conhecimentos sobre a área para, no futuro, conseguir desenvolver e aplicar iniciativas de formas ainda mais eficientes.
Além de trabalhar com produtos agrícolas, o engenheiro eletricista é, também, produtor rural. A nova opção de turno foi importante para o reingresso de Sgarbossa, podendo, assim, se dedicar às tarefas diárias. “Isso facilitou muito o início dessa nova graduação. Assim, consigo realizar meu trabalho com engenharia e na lavoura durante o dia e, na parte da noite, me dedicar aos estudos. Além disso, também consigo intercalar cadeiras de diferentes níveis e cursar a quantidade de disciplinas mais adequada para mim”, conta o estudante.
Para ele, a escolha pela Universidade de Passo Fundo como instituição de ensino para realizar a segunda graduação era óbvia. “Por já conhecer a UPF, saber da estrutura de ponta da Universidade e do curso, decidi retornar. Além disso, também é um grande diferencial poder realizar estágios desde o primeiro semestre”, salienta Sgarbossa, que no semestre atual, 2022/1, experienciou a possibilidade de realizar estágio no Laboratório de Sementes.
Além do curso de Agronomia escolhido por Elias, outras 25 graduações presenciais são ofertadas no Vestibular de Inverno 2022. São novidade no período noturno os cursos de Arquitetura e Urbanismo (B), Enfermagem (B), Medicina Veterinária (B), Odontologia (B), Estética e Cosmética (CST), Psicologia (B), Engenharia Elétrica (B) e Engenharia de Computação (B). Conheça todos no site.
A UPF oferece ainda quatro opções de curso na modalidade híbrida. Até o dia 29 de julho, estão abertas as inscrições para os cursos de Agronegócio (B), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (CST), Pedagogia (L) e Serviço Social (B).
As inscrições para o Vestibular de Inverno seguem até dia 27 de julho. Os candidatos podem optar por realizar a prova de redação on-line ou utilizar a nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UPF disponibiliza os laboratórios de informática da sua estrutura multicampi aos candidatos que desejarem utilizá-los para a realização da prova, mediante agendamento, por meio do e-mail vestibular@upf.br ou do telefone 54 3316-8220. Acesse o site e faça a sua inscrição.
Os futuros acadêmicos podem optar ainda pelo Ingresso Especial, e escolher qual das modalidades melhor se encaixa na sua necessidade: Transferência, Reingresso, Reabertura de Matrícula, Seleção Simplificada e Disciplina Isolada. Interessados podem se inscrever no site upf.br/ingresso, em Ingresso Especial.