O projeto de extensão Projur Mulher e Diversidade da UPF Casca realizou, no dia 17 de março, a conferência “O atendimento à mulher em situação de violência: velhas expectativas e novas perspectivas”. O objetivo foi promover a conscientização da igualdade de gênero e o combate da violência contra a mulher. O evento contou com a presença da delegada Rafaela Weiler Bier, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Passo Fundo e do delegado Thiago Roberto Zaidan, da Delegacia de Polícia de Casca.
A delegada relatou suas experiências no atendimento às mulheres e a importância do acolhimento, pois, segundo ela, “a violência contra a mulher é um ciclo, e muitas mulheres acabam voltando a ter um relacionamento com o agressor, o que na maioria das vezes acontece pela dependência financeira, quer seja pela alimentação ou moradia”. A delegada mencionou, ainda, projetos desenvolvidos para atendimentos humanizados como a Sala das Margaridas, que é uma iniciativa que visa um atendimento respeitoso e uma acolhida às vítimas, e ainda, a sala com brinquedos, que possibilita o atendimento aos filhos dessas mulheres.
O delegado da Polícia Civil do município, Thiago Roberto Zaidan, aproveitou para realizar apontamentos e contribuições, na condição de debatedor.
A conferência foi organizada pelo projeto de extensão, por meio da coordenadora do Projur, professora Dra. Josiane Petry Faria, e das estagiárias do projeto. “O evento realizado ajudou os alunos a terem uma percepção de que a violência contra a mulher existe e continua a ocorrer todos os dias, por vezes de forma simbólica, mas por outras de forma cruel, banal, injusta e preconceituosa, sendo papel de todos como sociedade auxiliar para que todos os tipos de violência sejam erradicados”, declarou a estagiária do Projur, Eliane Barbosa.
O tema escolhido também foi ressaltado pelos estudantes. “Foi uma ótima escolha de tema, pois trata de um assunto que é uma realidade tão presente na vida das pessoas e nos faz refletir sobre tudo o que se ouve quando há casos de feminicídio”, salientou a acadêmica Érica Balbinot.
Também participaram do evento o diretor da UPF Casca, Henrique Bertosso, a coordenadora adjunta da Faculdade de Direito da UPF Casca, professora Dra. Nadya Regina Gusella Tonial, bem como com a procuradora do município de Casca, Aline Battistella, e a assessora especial do Jurídico da Prefeitura de Casca, Lilian Pozzan. Ainda, fizeram-se presentes egressos da Faculdade de Direito, entre outros membros da comunidade casquense.
Projur Mulher e Diversidade em Casca
O programa está localizado na Rua XV de Novembro, 402, em frente ao Salão Paroquial. O atendimento ocorre de forma gratuita às quartas-feiras, das 13h30min às 17h30min. Informações pelo e-mail projurcasca@upf.br ou pelo telefone (54) 3347-2860.