Escutar e aprender: novo episódio do podcast Vozes da História fala sobre museus e sociedade do espetáculo

  • Por: Thaiane de Almeida / Comunicação do MHR
  • Fotos: Divulgação

Em agosto deste ano, o Museu Histórico Regional (MHR), ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), estreou no streaming com o podcast “Vozes da História”, em comemoração aos 43 anos de fundação do MHR e 163 anos de emancipação político-administrativa do município. O segundo episódio da terceira temporada do programa já está disponível no App Spotify e no site da Anchor.

Lançados quinzenalmente às terças-feiras, os episódios do programa de áudio dedicam-se a assuntos relacionados ao campo museal, como a inserção das mulheres na museologia e a descolonização dos museus, e contam com a participação de convidados profissionais e colaboradores da instituição. Além disso, são uma maneira alternativa de compartilhar conteúdos que podem ser ouvidos a qualquer momento, de forma gratuita e de fácil acesso.

A apresentação do podcast é realizada pelo estagiário do MHR e acadêmico do curso de História da UPF, Abner Henrique Lopes dos Santos. Para ele, trabalhar na produção do podcast é um exercício para levar a história à comunidade. “É azer um exercício frequente de tornar acessível e significativo para o público geral muitas questões relacionadas aos museus”. Ainda, todo esse processo de construção do programa – desde a seleção do tema, pesquisa, elaboração do roteiro e gravação – promove a reflexão constante “de muitas das nossas práticas em um museu e o lugar desse espaço na sociedade”, comenta Abner. 

O episódio “Museus e a Sociedade do Espetáculo”, que foi ao ar nesta terça-feira, 10 de novembro, teve como convidado o jornalista, Dr. em Comunicação pela PUC-RS e professor do curso de Jornalismo da UPF, João Vicente Ribas. No primeiro bloco, Ribas apresenta o conceito geral de sociedade do espetáculo, criado em 1967 pelo francês Guy Debord e, em seguida, contextualiza os museus enquanto produtores culturais e o público como consumidor, partindo do mesmo princípio da teoria crítica de Debord.

Como a discussão sobre o real transformado em imagem – que caracteriza a sociedade do espetáculo – é extensa, o MHR também disponibilizou uma faixa bônus que complementa a conversa ao relacionar o tema com a atualidade.

Próximo encontro

O próximo episódio da terceira temporada, última deste ano, estará disponível no aplicativo Spotify e no site da Anchor no dia 24 de novembro. Para o ano que vem, está previsto o retorno do programa “Vozes da História” no mês de março. 

Primeira Temporada

A temporada de estreia do programa abordou questões relacionadas à história do município, à preservação do patrimônio histórico-cultural e à história do MHR. O primeiro episódio, chamado “Passo Fundo e a História”, foi lançado na Semana do Município e introduziu uma conversa a respeito dos principais historiadores da cidade, bem como das instituições de pesquisa e memória que existem em Passo Fundo.

Em seguida foi ao ar “Um olhar geral sobre patrimônio”, incluso na programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que explorou diferentes aspectos dos conceitos de patrimônio e preservação. O fechamento da temporada se deu com o episódio “O Museu Histórico Regional de Passo Fundo”, que trouxe à tona a importância dos museus nos dias de hoje, além de contar a história de criação e fundação do MHR.

Segunda Temporada

A segunda temporada propôs uma reflexão a respeito das transformações enfrentadas pelos museus na contemporaneidade, como a própria questão da pandemia de coronavírus e também assuntos pertinentes e que devem ser repensados, tais como as heranças do colonialismo e do patriarcado.

Terceira Temporada

Com temas polêmicos, como política, poder e consumo, a última temporada de 2020 levanta questões do cotidiano com a intenção de espalhar a informação e transformá-la em pensamento crítico. Além disso, também faz uma retrospectiva dos episódios anteriores, onde centraliza o objeto museu em relação às questões transversais abordadas ao longo do podcast.