Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem participaram da atividade, realizada no final de setembro
Acadêmicos e professores dos cursos de Medicina Veterinária e Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) participaram, nos dias 28 e 29 de setembro, do Festival Hípico, evento tradicional realizado pelo 3º Regimento de Polícia Montada de Passo Fundo (3º RPMon). A atividade ocorreu no quartel da Brigada Militar e contou com a presença do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva. As acadêmicas do curso de Medicina Veterinária Bruna Rossotti, Keith Ellen Nunes Ferreira e Fernanda Perobelli participaram como atletas nas provas do evento.
O evento marcou a comemoração dos 89 anos do Regimento, reunindo equipes da Brigada Militar, Exércitos Brasileiro e Argentino, além de entidades civis do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que competiram nos circuitos armados pelo Coronel Gervásio, do Exército Brasileiro, armador do último Pan-americano realizado no Peru. O Festival também contou com a participação de policiais, oficiais, membros dos Poderes Executivo e Legislativo, empresários, imprensa, entre outros.
De acordo com o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), professor Dr. Eraldo Zanella, a região de Passo Fundo é, em grande parte, composta por moradores oriundos do campo e, como tal, tem um apreço muito grande pela tradição gaúcha, que contempla os cuidados para com o cavalo. “O curso de Veterinária, desde a sua fundação, tem sido parceiro da Fazenda e do Quartel da Brigada Militar, prestando atendimento aos cavalos. Dessa forma, foi com grande prazer que participamos do Festival Hípico. A equipe do curso de Medicina Veterinária foi constituída por professores, residentes e acadêmicos que atuam na área de grandes animais do Hospital Veterinário e que estavam a postos para atendimentos qualificados aos equinos participantes do evento, que mostra a grande importância do equino para lazer, esporte e trabalho”, destacou.
As acadêmicas tiveram uma boa participação nas provas. Keith ficou na 5ª colocação geral, Bruna ficou no 11º lugar e Fernanda em 8º lugar no geral.
Os estudantes do curso de Enfermagem Cleiton Vinicius da Rocha, Sibéli Castelani dos Santos, Gisele Baggio e Luana Pazinatto também marcaram presença na atividade. Para a coordenadora do curso, professora Dra. Helenice de Moura Scortegagna, a participação no evento teve como objetivo o fortalecendo da responsabilidade social da Universidade, a partir de ações de extensão e das práticas científicas voltadas para a vida e o cotidiano da comunidade. De acordo com ela, os estudantes participaram com ações multidisciplinares de cuidados com a saúde, voltadas ao público interno e externo do 3º Regimento.
Helenice destaca que os acadêmicos do curso de Enfermagem realizaram atendimento e orientação sobre hipertensão arterial, com o intuito de identificar situações de risco e sensibilizar a comunidade no que concerne à adoção de práticas saudáveis para a prevenção de agravos ou doenças. “A aproximação entre a Universidade e as demandas da comunidade pode repercutir favoravelmente na qualidade de vida da população em geral, pois permite ampliar os laços entre os acadêmicos e seu entorno, oportunizando uma interação precoce do aluno com atividades de atenção à saúde populacional e com a difusão de conhecimentos básicos sobre cuidados”, ressaltou a coordenadora.