Estudantes da UPF Sarandi e Passo Fundo estiveram no TJRS, na Ordem dos Advogados do Brasil e na Escola de Criminalistas
Conhecer a realidade das áreas em que irão atuar e trocar experiências com profissionais renomados são alguns dos objetivos das visitas técnicas tradicionalmente realizadas por vários cursos da Universidade de Passo Fundo (UPF). Com esse foco, acadêmicos da Faculdade de Direito Sarandi e Passo Fundo estiveram em Porto Alegre, onde visitaram o Tribunal de Justiça do Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Escola de Criminalistas. A atividade ocorreu nos dias 23 e 29 de maio, organizada e supervisionada pelo professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, que esteve acompanhado dos professores Me. Roberto Carlos Gradin e Me. André Luis Barcellos Zinn.
Na Escola de Criminalistas, os estudantes assistiram a uma palestra sobre como preparar sustentações orais, com o professor Dr. Jader Marques, advogado atuante em grandes casos de repercussão internacional, como, por exemplo, o da Boate Kiss. Na sequência, foram ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, onde, após conhecer o funcionamento do Tribunal, assistiram a julgamentos com sustentações orais nas Câmaras Criminais.
De acordo com o professor Luiz Fernando, os participantes receberam explicações sobre a tramitação recursal através das explicações dos assessores de desembargadores Lucas Wiladino e Cristina Di Gesu, ambos professores convidados do curso de Especialização em Advocacia Criminal da UPF.
Pereira Neto ressalta que, na etapa do dia 23, o destaque foi a “aula sobre rodas”, ministrada pelo professor Jader Marques, que se disponibilizou a acompanhar os alunos desde Passo Fundo, aproveitando a viagem para conversar com os participantes já no caminho. “Visitas guiadas como essas são importantíssimas para esclarecer a atuação profissional dos nossos alunos em todas as instâncias, e servem como incentivo a essas nobres carreiras públicas. Além disso, aproximam os acadêmicos dos ambientes das cortes e dos grandes profissionais do Direito”, destacou.
Na etapa do dia 29, o grupo ainda esteve na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, onde acompanharam diferentes depoimentos. A advogada Bruna Razera, egressa da UPF Casca, falou sobre as Comissões do Jovem Advogado. Simone Araújo explanou sobre estágio e Exame de Ordem; Tatiana Correa versou sobre seleção e inscrição; e Joni Jorge relatou sobre ética de disciplina.
Os estudantes ainda assistiram a uma palestra exclusiva com o professor de Processo Penal Aury Lopes Júnior, um dos maiores doutrinadores da área no país, finalizando com visita ao gabinete da Presidência da OAB/RS.