Estudantes do curso de Pedagogia assistem à conferência sobre escolas Waldorf

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Os estudantes e professores do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), receberam na terça-feira, dia 4 de setembro, no auditório da Faculdade de Direito (FD), a professora Sandra Beck, uma das fundadoras da Escola Waldorf Anabá, de Florianópolis, e membro do Conselho Consultivo da Federação de Escolas Waldorf no Brasil. Ela esteve em Passo Fundo a convite da Escola Municipal de Educação Infantil Toquinho de Gente para várias atividades junto ao corpo docente e à comunidade escolar. 

As escolas Waldorf têm um projeto pedagógico concebido na Alemanha, no início do século XX, por Rudolf Steiner (1861-1925), criador da Antroposofia. A experiência fundadora dessa proposta educacional aconteceu em Stuttgart, na Alemanha, dentro de uma fábrica de cigarros, a Waldorf-Astória, e se difundiu pela Europa, Ásia e Américas. 

Uma das características dessa pedagogia é a busca do equilíbrio entre o pensar, o querer, o agir e o sentir. Os estudantes são incentivados a se revelar em suas qualidades, enquanto as artes figuram como um dos principais sustentáculos do projeto curricular. Segundo a professora Sandra, há 39 anos à frente da escola Anabá, o que identifica um aluno Waldorf é “a alegria de viver e o interesse pelo mundo”.

A conferência foi transmitida pela UPF Virtual aos campi de Lagoa Vermelha, Soledade e Carazinho, o que permitiu a participação de todas as turmas de Pedagogia na atividade.