Acadêmicos da UPF são premiados em concurso nacional

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

Dionatan Gassen Grando, Roger Trevizan e Lucas Manica Destri, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo conquistaram o segundo lugar no 021 Projetar.org – Biergarten de Blumenau

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), conquistaram a segunda colocação no concurso nacional do portal Projetar.org. O concurso desafiou os participantes a projetarem um Biergarten para a cidade Blumenau/SC, que é destaque pelo mercado cervejeiro, com os descendentes de imigrantes alemães que cultuam por meio da culinária, dança e arquitetura a tradição germânica no Brasil. O resultado do concurso foi divulgado no dia 10 de julho, premiando os acadêmicos da UPF, Dionatan Gassen Grando, Roger Trevizan e Lucas Manica Destri. 

De acordo com o portal, 67 trabalhos participaram do concurso que teve equipes formadas por acadêmicos de diversos estados e universidades do país. Os alunos da UPF, ingressaram no último semestre de faculdade e relatam que participam de concursos que possuam temas interessantes para desenvolver projetos. Além disso, eles se dizem adeptos do minimalismo de Mies Van Der Rohe, identificando-se com as premissas e conceitos do modernismo. “Estes movimentos e expressões de arquitetura nos influenciam diariamente na nossa arte de projetar, além disso, para este concurso estudamos algumas obras de Bjarke Ingels e na forma como as mesmas interagem com o entorno, como são honestas com a própria arquitetura, com a história e com o meio. A partir daí se tornou orgânico e prazeroso participar deste desafio, tanto pelo tema quanto pelo grupo, pois nós três já convivemos e projetamos juntos”, ressaltaram.

Os estudantes já haviam participado de outros concursos com outras formações de equipes. Após estudar o conceito e as diretrizes da proposta, a equipe dividiu as tarefas para o desenvolvimento do projeto, recebendo elogios dos jurados sobre o trabalho. “Conseguimos ficar entre os finalistas para um concurso internacional da Cruz Vermelha na Espanha, e ficamos em primeiro lugar num concurso interno, dentro da instituição, para a ideia de uma ciclovia na UPF. Nesta formação é nosso primeiro concurso, mas todos nós temos experiência com outros projetos e o que nos deixou extasiados foram os comentários favoráveis e destacando os pontos positivos da proposta, dados pelo júri. Além disso, o valor do prêmio será usado para investimento em novos concursos na nossa área”, explicaram.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, professor Carlos Leonardo Sgari Szilagyi, a premiação destaca a qualidade do ensino na Universidade, que incentiva seus acadêmicos a enfrentarem desafios demonstrando seus conhecimentos. “Parabenizo os acadêmicos pela dedicação e pela coragem em participar de um concurso a nível nacional, assim como pelo resultado alcançado, fruto do empenho e da capacidade de síntese sobre o tema. Este resultado demonstra a capacidade técnica dos nossos alunos, por isso comemoramos a qualidade do ensino, que tem como um dos enfoques a formação de arquitetos e urbanistas capazes realizar grandes trabalhos de arquitetura, no gerenciamento, síntese e apresentação, de forma que saiam preparados para assumir posições importantes no mercado de trabalho”, destacou Szilagyi.

O primeiro lugar do concurso Projetar.org foi para os acadêmicos Guilherme Wemura Palma, Natália Krislee Seixas Papa, Caroline Almeida Souza, Beatriz Romanielo Ataide da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. A terceira colocação ficou para a equipe formada por Peterson Barbosa da Silva Olegário e Fernanda de Carvalho Nunes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Florianópolis.