Universidade

Primeiro passo para empreender: mais de 800 estudantes iniciam no Projeto Jovem Empreendedor

28/03/2022

11:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo e Divulgação

Iniciativa do Instituto Manager em parceria com a Universidade de Passo Fundo beneficiará cerca de 2,5 mil jovens com as novas turmas

Promover habilidades para que estudantes dos ensinos fundamental e médio possam ampliar suas capacidades empreendedoras, preparando-os para ingressar no mercado de trabalho, está entre as finalidades do Projeto Jovem Empreendedor. A iniciativa do Instituto Manager tem entre seus parceiros a Universidade de Passo Fundo (UPF). Entre os meses de março e abril, mais de 800 novos alunos iniciam no Projeto, em turmas formadas em 12 municípios da região.

A capacitação tem duração de um ano e, durante esse período, serão trabalhados 25 cursos, nos quais os jovens desenvolvem seu próprio negócio. “O projeto proporciona um desenvolvimento completo, desde a área financeira, comercial, marketing, tecnologia, até a operação, contribuindo para o jovem identificar qual área ele se identifica”, explica o diretor do Instituto Manager, Anderson Detogni, ao destacar que as aulas são realizadas no contra turno da escola e são oferecidas para alunos com idades entre 12 a 16 anos. No momento, 15 municípios da região já estão com aulas em andamento, o que soma cerca de 1,5 mil estudantes. Com as novas turmas, o número chegará próximo de 2,5 mil alunos ativos.

Vitória, ex-aluna do Projeto, afirma que a capacitação
a preparou para o mercado de trabalho

A Vitória Regina de Oliveira de Souza já foi aluna do Projeto. Segundo ela, a capacitação a preparou para o mercado de trabalho, trazendo oportunidades que geraram uma qualidade de vida melhor e contribuíram para conseguir um novo emprego. “Lembro que quando fui entrevistada nessa empresa que hoje atuo, o coordenador ficou surpreso quando leu no currículo que eu tinha participado do Projeto”, afirma ela, que concluiu a capacitação no ano passado. “O Jovem Empreendedor não só trouxe conhecimento, mas abriu minha visão. Aprendi a pensar como o dono da empresa pensa e isso fez eu mudar a forma de me comportar na rotina do trabalho. Trouxe proatividade, aprendi a identificar as necessidades do ambiente em que atuo e fez eu melhorar nos meus relacionamentos cotidianos”, observa Vitória.

Incentivo às boas ideias

Por meio de sua estrutura multicampi e de seu quadro docente, a UPF participa do Projeto Jovem Empreendedor oferecendo ensinamentos sobre o mundo dos negócios e ajudando a potencializar as capacidades empreendedoras dos jovens participantes. “Por mais que eles não venham se transformar em empreendedores, eles vão ter o conhecimento de como funciona uma empresa no dia a dia e isso vai fazer com que eles estejam bem mais preparados para entrar no mercado de trabalho”, afirma o professor da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), Dr. Julcemar Zilli, que coordena o projeto na UPF.

Além das aulas realizadas no contraturno da escola,
os estudantes conhecem a estrutura do UPF Parque

Além das aulas, os estudantes participantes do projeto também fazem uma visita para conhecer as instalações do Parque Científico e Tecnológico da UPF (UPF Parque). “A ideia é estimular esses jovens sobre a importância do empreendedorismo, da gestão, e, a partir do momento que eles desenvolverem algumas ideias interessantes, elas possam ser incubadas no UPF Parque. As melhores ideias podem se tornar projetos e esses projetos podem ser incubados no Parque e, daqui um pouco, ganhar notoriedade”, ressalta o professor. 

A próxima visita dos estudantes ao UPF Parque está agendada para o mês de abril.