Vestibular

Preconceito e futuro do emprego são temas do Vestibular de Inverno UPF

08/06/2019

15:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Os temas da redação do Vestibular de Inverno 2019 da Universidade de Passo Fundo (UPF) abordaram o preconceito e o futuro do emprego. O tema 1 propôs uma discussão sobre as “causas e consequências do preconceito (seja ele qual for) sofrido pelas pessoas na sociedade em que vivem”. Já o tema 2 convidou a refletir sobre “que habilidades são necessárias para enfrentar as mudanças no atual mercado de trabalho?”.

Os candidatos aos cursos do Grupo 1 fazem somente a prova de Redação. Os vestibulandos, a partir dos textos base apresentados na prova e considerando suas leituras e seu conhecimento de mundo, tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo. “É o momento dos vestibulandos demonstrarem a sua habilidade comunicativa, linguística e seu conhecimento de mundo. Eles precisam mobilizar todos os conhecimentos de mundo sobre os temas apresentados”, observou a coordenadora de Redação do Vestibular, professora Dra. Cláudia Toldo.

Uma oportunidade dos candidatos dizerem, discutirem e apresentarem o conhecimento sobre as questões que, certamente, eles já conversaram com alguém ou se prepararam para escrever sobre esses assuntos. “O intuito da Universidade é sempre trazer um tema atual e polêmico. Se é polêmico é porque ele sempre está na mídia. Então, os vestibulandos já devem ter ouvido ou falado sobre esses temas, o que num primeiro momento facilita a vida dos candidatos, mas que exigem que eles demonstrem as suas habilidades”, ressaltou a professora.

Confira aqui as provas.