Pesquisa e Inovação

PPGL/UPF promove aula com pesquisadoras da Université Sorbonne Nouvelle

02/12/2021

14:07

Por: Assessoria de Imprensa

Com o objetivo de promover o estudo e o aprofundamento de questões ligadas aos estudos da área da linguagem, ocorre, de 1º a 3 de dezembro, a disciplina “Fala, escrita e coconstrução de sentidos em casa e na escola”, no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UPF).

A oferta da disciplina é resultado de uma ação conjunta do PPGL/UPF e do Programa de Pós-Graduação em Línguística e Língua Portuguesa, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Unesp. São responsáveis pela disciplina as professoras Dra. Marlete Sandra Diedrich (UPF) e Dra. Alessandra Del Ré (Unesp). Participam também da proposta as professoras Dra. Márcia Romero (Unifesp) e Dra. Rosângela Nogarini (Unesp), as quais atuam como colaboradoras. 

Como resultado do Projeto de Internacionalização promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (Capes-Print) e coordenado pela Dra. Alessandra Del Ré, intitulado Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem , a disciplina contará também com a participação das professoras visitantes da Université Sorbonne Nouvelle, Dra. Malory Leclère e Dra. Violaine Bigot. “Trata-se de importante possibilidade de atualização dos estudos dos pós-graduandos dos Programas envolvidos, além de representar uma experiência interinstitucional de caráter internacional”, destaca a professora do PPGL/UPF, Dra. Marlete Sandra Diedrich.

Nos três dias em que a ocorrerá a disciplina, serão ministradas aulas-conferências, na modalidade remota, as quais tratarão dos seguintes temas:

1) Tema 1:  A narrativa da criança no contexto da pandemia de Covid-19:  deslocamentos no simbólico da linguagem

2) Tema 2: Os diferentes contextos de bilinguismo no Brasil e suas implicações para as reflexões sobre o processo de aquisição/aprendizagem

3) Tema 3: Heterogeneidade dos repertórios linguageiros, variação linguageira e (co-construção das normas linguageiras nas interações em sala de aula (Hétérogénéité des répertoires langagiers, variation langagière et (co)construction des normes langagières dans les interactions de classe). 

4) Tema 4: Língua, diálogo e coconstrução de sentidos em sala de aula

5) Tema 5: Planejamento e mobilização de ferramentas didáticas para a co-construção do sentido em sala de aula (Planification et mobilisation d’outils didactiques pour la co-construction du sens en classe)

6) Tema 6: Atividade de linguagem e processos de construção do sentido na aquisição de línguas