Pesquisa e Inovação

PPGEng promove workshop sobre os desafios da pesquisa científica

05/12/2019

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com o objetivo de promover disseminação de conhecimento sobre produção científica, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) promoveu, no último dia 29 de novembro, o Workshop “Desafios da pesquisa científica: motivação, escrita, publicação e divulgação”. O evento ocorreu no auditório da Biblioteca Central e contou com mais de 70 participantes, tendo representação de mestrandos e/ou doutorandos de todos os programas de pós-graduação da Instituição, além de bolsistas de iniciação científica. A iniciativa foi desenvolvida com apoio da Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (VRPPG) e Divisão de Extensão.

A ministrante do Workshop foi a doutoranda do PPGEng Amanda Lange Salvia, que retornou recentemente de seu período de doutorado sanduíche na Hamburg University of Applied Sciences, em Hamburgo, Alemanha. Por meio dessa oportunidade, a doutoranda participou de diversos treinamentos e workshops relacionados à produção científica e a diferentes etapas do processo de pesquisa.

No turno da manhã, o foco do workshop foi voltado a motivação, definição de prioridades, hábitos para maior eficácia e gestão do tempo, além de etapas importantes do processo de escrita e elaboração de mapa mental. À tarde, maior atenção foi dada às etapas de publicação de divulgação de pesquisas científicas, sendo abordados temas como elaboração de artigos, escolha de periódicos para submissão, participação e comunicação em eventos e elaboração de apresentação de slides e pôsteres.

A coordenadora do evento, professora Dra. Luciana Brandli, ressaltou a importância desses encontros para integrar os alunos de pós-graduação que vivenciam constantemente os desafios da pesquisa e que podem trocar experiências e compartilhar aprendizados.