Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Educação da UPF é reconhecido pela excelência e qualidade de ensino

03/11/2021

08:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Ofertando o Mestrado em Educação, PPGEdu inscreve para 2022

Formar profissionais especialistas na área da Educação, que busquem a oportunidade de construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa educacional, é um dos propósitos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Sendo resultado da capacitação docente, do empenho na pesquisa e da formação continuada de profissionais altamente qualificados, o PPGEdu está com inscrições abertas para uma nova turma do curso de Mestrado.

O Programa, que também visa a produção e a difusão de conhecimentos que esclareçam e permitam a intervenção em problemas educacionais relevantes para a sociedade, é reconhecido pela excelência e qualidade de ensino pela Capes. Egressa do Mestrado em Educação, Ana Carolina Leite da Silva relata que as contribuições do PPGEdu são muitas.

“O curso está estruturado de tal maneira que permite que o mestrando, desde o primeiro semestre, dedique-se a sua pesquisa e a escrita de artigos científicos ao final de cada disciplina. Além disso, ele também propõe discussões atuais, entrelaçadas com teorias robustas e que estão diretamente relacionadas à educação e suas facetas. Possibilita ainda que o aluno se torne um pesquisador de sua prática e isso tem impacto direto na vida profissional, sendo possível aliar teoria e prática”, destaca.

Professora da educação infantil no Colégio Sinodal Rui Barbosa, em Carazinho, onde atua com o nível do maternal 3 e 4 anos, Ana Carolina ressalta a possibilidade de inserção nos grupos de pesquisa que o PPGEdu oferece. Segundo ela, isso oportuniza aprofundar o estudo e a própria pesquisa. “Há dois anos, faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes). Trata-se de um grupo que possui mestres, doutores, alunos da graduação e muitos egressos do PPGEdu. A minha inserção no Gepes foi determinante para qualificar minha pesquisa, na medida que, através do grupo, conseguimos expandir nossa perspectiva e desenvolver discussões e problematizações urgentes e necessárias em tempos de tanto obscurantismo”, disse.

Uma vida acadêmica nos bancos universitários da UPF
A profissional construiu toda a sua trajetória acadêmica na UPF. Graduada em Pedagogia e especialista em Supervisão Educacional, Ana Carolina sempre se sentiu segura quanto à escolha pela Instituição e o impacto que ela teve na sua formação. “Quando decidi ingressar no PPGEdu, busquei saber a avaliação do curso perante a Capes, mas o principal fator que me fez escolher o Programa foi o alto nível de formação dos professores, que são respeitados para além da Universidade e que são referência em suas áreas, muitos com vivência direta na escola (ensinam com propriedade). Portanto, percebi que este era o lugar que eu poderia qualificar meus estudos e consequentemente minha prática na escola”, finaliza.

UPF inscreve para o Mestrado em Educação
Com três linhas de pesquisa, “Fundamentos da Educação”, “Processos Educativos e Linguagem” e “Políticas Educacionais”, o PPGEdu oferta uma nova turma do Mestrado para ingresso em 2022. O curso, voltado para graduados em cursos de ensino superior, está com inscrições abertas até 25 de novembro. Ao todo, são oferecidas 8 vagas.

Mais informações sobre o processo de seleção podem ser obtidas AQUI.