Ensino

PPGCTA promoveu atividade “Sabores do Brasil e do mundo”

14/06/2019

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade de Passo Fundo (PPGCTA/UPF), conectado ao Programa UPF Mundi, realizou, no último dia 12 de junho, uma atividade intercultural entre os estudantes do curso e os alunos do México que estão fazendo intercâmbio neste semestre. Também participaram da atividade dois convidados ganeses que estão fazendo o curso de português, oferecido a todo o grupo de estrangeiros pelo curso de Letras UPF.

Em uma tarde de intensa troca de experiências e de conhecimentos, os mestrandos Cesar Rigueto, Jaqueline Rumão e Aline Passos e a pós-doutoranda Bárbara Biduski, orientados pela Dra. Luciane Colla, proporcionaram aos alunos internacionais uma viagem pelos “Sabores do Brasil”, quando a diversidade da culinária e as tradições brasileiras foram apresentadas, com pratos e aspectos culturais de diferentes regiões do país. 

Num segundo momento, os estudantes brasileiros, orientados pela professora Me. Talita da Silva, tiveram a oportunidade de prestigiar apresentações preparadas pelos estudantes internacionais sobre os principais pratos de seus países, com falas em espanhol e em inglês. A tarde terminou com uma degustação de sabores brasileiros e gaúchos, com direito a brigadeiro, goiabada, pinhão e pão de queijo, acompanhados de chimarrão e suco de maracujá.

UPF Mundi

O Programa UPF Mundi não é um lugar físico, mas uma proposta que pode conectar todas as unidades e cursos da UPF, a partir de projetos e ações que visem à internacionalização institucional. A fim de se adequar e atender às demandas de um cenário global, a UPF entende a internacionalização como fator estratégico para qualificação na formação de profissionais de todas as áreas do conhecimento. 

De acordo com a coordenadora da Assessoria Internacional (AI), professora Dra. Luciane Sturm, as ações de internacionalização no contexto universitário são fundamentais para a inserção da instituição na nova ordem mundial do conhecimento por meio da produção de ciência, tecnologia e inovação, o que amplia as possibilidades de disseminação de conhecimento a fim de promover igualdade e inclusão, bem como a formação de cidadãos emancipados e autônomos. Nesse contexto, o Programa UPF Mundi foi lançado pela Reitoria UPF e pela Assessoria Internacional (AI) em abril deste ano. Estudantes, professores e funcionários interessados em propor ou promover ações vinculadas a esse programa podem contatar a AI da UPF, que tem o escritório no Centro de Convivência UPF, atendendo das 9h às 21 h, sem fechar ao meio-dia.