Universidade

PPGAgro realiza encontro de pós-graduação em virologia vegetal

14/06/2019

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Atividade promovida por meio de parceria com a Embrapa contou com a presença do pesquisador Elliot Watanabe Kitajima, referência no assunto

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 14 de junho, pesquisadores e estudantes de pós-graduação no “Encontro de pós-graduação em virologia vegetal”, promovido pelo PPGAgro em parceria com a Embrapa Trigo. A atividade contou com a presença do pesquisador Elliot Watanabe Kitajima, referência em virologia vegetal e microscopia eletrônica.

O encontro foi organizado pela professora Dra. Carolina Deuner, da UPF, e pelo pesquisador Douglas Lau, da Embrapa Trigo. Na abertura, o coordenador do PPGAgro, professor Dr. Edson Campanhola Bortoluzzi, agradeceu a presença dos participantes e detalhou a atuação de Kitajima, que abordou o tema “Uso do microscópio eletrônico em virologia vegetal, com enfoque em viroses de trigo”.

Elliot Watanabe Kitajima
Dr. Kitajima é referência em virologia vegetal e microscopia eletrônica. Atualmente, é professor convidado da ESALq, onde atua como pesquisador junto ao Núcleo de Microscopia Eletrônica. Recentemente, uma nova família de vírus foi nomeada Kitaviridae em sua homenagem pelos trabalhos pioneiros desenvolvidos com vírus transmitidos por ácaros do gênero Brevipalpus, como por exemplo, o vírus da Leprose dos Citros. 

Descoberta de novos vírus
O encontro também contou com a explanação do pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Thor Vinícius Martins Fajardo, que versou sobre a “Experiência da Embrapa Uva e Vinho na descoberta de novos vírus utilizando NGS”. Fajardo atua na identificação e caracterização molecular de patógenos virais em videira e fruteiras temperadas.