Universidade

Planejamento estratégico é tema de formação para gestores na UPF

21/09/2021

17:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Palestrante convidado, o vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul, professor Me. Rafael Henn, trocou experiências e vivências comuns entre as instituições

Como parte das atividades do curso de Atualização em Práticas de Gestão, a UPF promoveu na tarde desta terça-feira, 21, mais um encontro com gestores da Instituição. O tema proposto foi Planejamento Estratégico e o ministrante convidado foi o vice-reitor de Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professor Me. Rafael Frederico Henn. 

Professor, palestrante e empresário, Rafael é graduado em Engenharia Mecânica e em Administração, especialista em Gestão Empresarial e mestre em Administração e Negócios. Em sua fala, apresentou os desafios do mercado atual e destacou que as mudanças são necessárias para que as instituições acompanhem as transformações do mundo. “O mercado da educação está cada vez mais competitivo e exige dos profissionais, sejam os docentes ou o quadro administrativo, uma postura ainda mais organizada. O mundo muda constantemente e os gestores precisam estar atentos aos novos métodos, ferramentas e estratégias para atender as demandas e alcançar os objetivos propostos”, ressaltou, pontuando a importância de momentos de troca de experiências e vivências.

O curso de Atualização já abordou temas de impacto na rotina dos gestores, entre eles a comunicação não violenta, a mediação de conflitos e a legislação trabalhista. Para a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, são temas que irão contribuir para gestão dos setores e na qualificação dos serviços prestados pela Universidade. “É uma alegria poder trabalhar momentos de formação continuada dos nossos gestores. Uma Instituição como a UPF, em um contexto dinâmico e ímpar, é fundamental que todos nós aceleremos os processos de mudança em nós mesmos, para juntos atingirmos os objetivos. Trabalhar juntos para manter a nossa Universidade de forma sustentável e eficaz. É fundamental termos presente o pensamento estratégico que se dinamiza a todo momento e acompanha todas as mudanças”, ressaltou, agradecendo a participação do professor Rafael, docente e gestor de uma coirmã, que vive também a realidade de uma instituição comunitária e que pode agregar na formação e na melhoria dos nossos processos.

A atividade também contou com a participação dos vice-reitores de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, e Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé.