Notícias UPF

Pet Day Outubro Rosa: UPF realiza campanha de prevenção ao câncer de mama canino e felino

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Reprodução/UPF

Avaliação de pets serão realizadas gratuitamente para a comunidade no dia 17 de outubro, na Praça Antonino Xavier, e no dia 19 de outubro, na Praça da Mãe

O mês de outubro movimenta diferentes ações de sensibilização e prevenção ao câncer de mama. Motivados pela alta incidência de tumores mamários em pequenos animais, professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam uma campanha de prevenção ao câncer de mama canino e felino: Pet Day UPF, especial Outubro Rosa. A ação acontece nos dias 17 e 19 de outubro, com atendimento gratuito à comunidade de Passo Fundo e região. No dia 17 de outubro, a atividade ocorre na Praça Antonino Xavier e Oliveira, em frente ao Hospital da Cidade, e, no dia 19 de outubro, será na Praça da Mãe, na Avenida Brasil, em frente ao Colégio Fagundes dos Reis. O horário de atendimento será das 14h às 17h.

O professor de Clínica Médica de Pequenos Animais da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), Carlos Eduardo Bortolini, explica que o câncer de mama é a principal afecção oncológica entre as cadelas e a terceira mais frequente entre as gatas. “Nessa ação, iremos auxiliar os tutores na identificação precoce de lesões nas mamas e alertar sobre a necessidade da avaliação por um médico-veterinário. Informaremos, também, a respeito dos fatores de risco e potencialidades relacionadas ao câncer”, aponta ele.

Durante as atividades do Pet Day UPF, serão oferecidas avaliações das glândulas mamárias de cadelas e gatas em um consultório veterinário itinerante e de fácil acesso à comunidade. O número de atendimentos será limitado e, para isso, serão disponibilizadas senhas. “Complementando a avaliação física, será disponibilizado o exame de CAF de lesões palpáveis. A partir disso, os tutores também deverão ser orientados quanto às vantagens do diagnóstico definitivo, do tratamento precoce e das potencialidades da doença em evolução”, comenta o professor, que está coordenando a ação, alertando que cadelas e gatas devem realizar periodicamente o exame de prevenção ao câncer de mama.