Visitas institucionais

Pesquisadores mexicanos visitam vice-reitor da UPF

30/11/2018

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF), ao longo dos seus mais de 20 anos, consolidou pesquisas, projetos e parcerias com importantes instituições pelo mundo. Uma dessas parcerias é com a Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx). Na manhã de quarta-feira, dia 28 de novembro, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, Dr. Antônio Thomé, recebeu a visita de dois pesquisadores da universidade mexicana, Dr. Aristeo Santos López e Dra. Marisa Fátima Roman. O professor Dr. Altair Fávero acompanhou a visita. 

Os professores mexicanos fazem parte, como pesquisadores internacionais, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior (Gepes/UPF), coordenado por Fávero e cadastrado junto ao Diretório de grupos do CNPq. A presença dos dois pesquisadores possibilitou uma avaliação dos últimos oito anos de envolvimento nos trabalhos de investigação e no planejamento e projeção para os próximos anos.

Na oportunidade, foram entregues ao vice-reitor exemplares de obras organizadas por professores da UPF e que tiveram contribuições do Gepes e capítulos escritos pelos pesquisadores mexicanos. Está prevista, para 2019 e 2020, a continuidade da parceira de pesquisa com projeção da produção de três capítulos de livros que serão publicados no próximo período. Além disso, deve ocorrer uma nova visita de trabalho dos pesquisadores para agosto de 2019 na UPF e a inserção do professor Dr. Altair Fávero num projeto de pesquisa coordenado por López no México.