Pesquisa e Inovação

Pesquisa associa resveratrol e nanotecnologia na produção de cosméticos

03/06/2019

12:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Acadêmica do curso de Química da UPF realiza pesquisa sobre rotas sintéticas de ativos e nanotecnologia aplicada à produção de cosméticos

A expectativa de vida do ser humano tem aumentado cada vez mais, devido a inúmeros fatores relacionados às condições de saúde e aos avanços da ciência que permitem melhorar a qualidade de vida. Com isso, surgem preocupações relacionadas ao bem-estar e ao envelhecimento devido ao impacto inevitável da idade e das rugas, principalmente no rosto, por efeito da ação do tempo. O mercado de cosméticos sempre em ascensão busca desenvolver produtos de qualidade que apresentem resultados efetivos, mais eficientes e inovadores.

Para compreender o modo como novos produtos e tecnologias atuam para diminuir ou retardar os efeitos das linhas de expressão (rugas) e, por consequência, da aparência do envelhecimento da pele, muito desejado pelo público consumidor, a acadêmica do curso de Química Bacharelado da Universidade de Passo Fundo (UPF) Tainara Henz está desenvolvendo uma pesquisa a respeito do tema no Programa de Iniciação Científica, sob orientação do professor Dr. Lairton Tres.

Tecnologia aplicada

A intenção, conforme a acadêmica, é explorar esse campo de mercado e tecnologia aplicada à área da química para aprimorar o conhecimento acerca das nanopartículas e seu uso em cosméticos, principalmente para a obtenção sintética do composto ativo resveratrol, encontrado na casca da uva.

Segundo ela, esse é um ativo essencial para cuidados com a pele e atua como um excelente antioxidante que protege a pele da ação dos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento cutâneo. “O fato de muitas pessoas buscarem diminuir as marcas do envelhecimento que se tornam perceptíveis na pele é essencial como motivação de pesquisas científicas que visem ao aprimoramento dos produtos que se apresentam no mercado”, cita Tainara.