Ensino

Paternidade e vida acadêmica lado a lado

12/08/2022

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo Pessoal

No Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 14 de agosto, dois pais contam suas histórias dentro da Universidade

Passamos a vida inteira descobrindo o mundo com nossos pais. Aprendemos sobre respeito, carinho, educação e amor. Nos ensinam a andar, por onde ir e o que falar. Auxiliam nas tarefas de matemática, ciências, português e inspiram as carreiras que um dia seguiremos. Mas, poucas vezes temos a oportunidade de estar, literalmente, em sala de aula com eles. O Maiquel e o Jacir Momolli vivenciam esta experiência desde o primeiro semestre de 2020. 

Acadêmicos de Direito no campus Carazinho da Universidade de Passo Fundo (UPF), ambos compartilham uma história parecida, mesmo com alguns anos de diferença: Jacir começou sua trajetória no curso há mais de uma década, porém, precisou dar uma pausa; da mesma forma, Maiquel também não concluiu a graduação que iniciou logo após sair do ensino médio. Agora, eles buscam o diploma unidos e nem pensam em parar até consegui-lo. 

Foi a partir do convite da diretora do Campus, Munira Awad, que Jacir decidiu realizar o Vestibular de Verão. Agora, ele está muito animado de partilhar esses momentos com o filho. “Estamos com muita vontade de continuar, mesmo que eu tenha um pouco de dificuldade. Agora com o Maiquel, consigo ter uma força ainda maior, ir e voltar com companhia, estudar, perguntar como foi, isso faz a diferença”, conta o acadêmico. 

“É uma experiência bem diferente”, comenta o filho Maiquel ao falar sobre a rotina de compartilhar as aulas com o pai. “Quando ele disse que ia voltar eu pensei ‘porque não?’. Já fomos colegas em várias noites e é ótimo, um incentiva o outro e vamos juntos. Além disso, também trabalhamos juntos, então é uma troca: enquanto ele me auxilia muito lá, eu consigo auxiliar ele aqui”, conta. 

Um exemplo diário
 

Vitor, Bernardo e José


Bernardo, 12, e Vitor, 4, contam com um exemplo de persistência e permanência universitária dentro de casa. Pai deles, José Carlos Hilário é acadêmico de Engenharia Civil na UPF. Entre trabalho, atividades universitárias e outros compromissos, Hilário concilia também a paternidade. “É um esforço grande. Todos os dias saio de casa às 7h da manhã e retorno 1h da madrugada por causa da viagem até Soledade, cidade onde resido. Mas, quero passar o melhor exemplo para eles”, pontuou.