Geral

Passo Fundo recebe encontro sobre novo guia orientativo do PQFL

18/12/2019

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O novo guia orientativo do Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL) será tema de debate em Passo Fundo (RS). Promovido pelo Sindicato da Indústria de Laticínios do RS (Sindilat) e pela Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, o evento ocorre nesta quinta-feira, 19 de dezembro, às 8h30min, no auditório do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O encontro contará com palestras dos fiscais federais do Mapa, Roberto Lucena e Milene Cé, e da sócia da Ceres Qualidade, Roberta Züge. “Estamos iniciando essa série de debates com o objetivo de sanar as dúvidas das indústrias de laticínios, que necessitam apresentar projeto de qualificação dos produtores e gerenciar os indicadores desses projetos, já que cada propriedade rural será monitorada em mais de 150 itens, que vão desde a produção de leite até a saúde do produtor e seus funcionários”, destaca o secretário-executivo do Sindilat, Darlan Palharini.

Publicado pelo Mapa em maio e atualizada em novembro, o PQFL tem uma série de itens que devem ser contemplados no projeto a ser elaborado por todas as indústrias de laticínios, independentemente do seu tamanho ou de seu tipo de inspeção. Por meio desse projeto, as indústrias poderão solucionar pontualmente, junto aos seus produtores, questões relacionadas às exigências das Instruções Normativas 76 e 77.

De acordo com Lucena, o plano de qualificação de fornecedores visa aproximar as indústrias dos produtores. “Esses encontros têm como intenção que as indústrias conheçam de fato a realidade da produção e dos produtores, e com isso desenvolvam ações de assistência técnica, gerencial e de implementação das boas práticas agropecuárias”, afirma o palestrante.

Aplicativo para o PQFL
As funcionalidades do aplicativo serão outro ponto apresentado para avaliação dos técnicos das indústrias de laticínio durante o encontro. O aplicativo é um compilado de itens necessários para os produtores se adequarem às Instruções Normativas 76 e 77. Voltado aos laticínios, o aplicativo quer suprir as dificuldades das indústrias de gerenciar os indicadores e as deficiências de cada propriedade, inclusive com a possibilidade de comunicação on-line do técnico com o produtor na sua propriedade rural.

Segundo Züge, o aplicativo é de uso cotidiano das indústrias. “Informação é tudo e ter um compilado delas é um grande ganho. O Milk.Wiki representa os olhos do laticínio dentro da propriedade”, ressalta.

As inscrições para o encontro podem ser feitas clicando aqui.

O guia orientativo completo pode ser acessado clicando aqui.

Confira a programação:
8h30min – 8h40min: Milkbreak e abertura
8h45min – 9h15min: Dr. Roberto Lucena (MAPA)
*Plano de qualificação de fornecedores de leite
9h20min – 10h: Roberta Züge (CERES Qualidade) e César Antunes (Milki.Wiki) 
*Aplicativo Milki.wiki
10h05min – 10h35min: Dra. Milene Cristine Cé (MAPA)
*Proposta de destinação para leite cru
10h40min: Mesa redonda
12h: Encerramento