Extensão

Participe dos cursos de extensão da UPF

21/09/2022

09:00

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com inscrições abertas, formações ofertadas à comunidade são sobre trânsito, alimentação, bioetanol, endodontia e Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público Privadas

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece diversos cursos de extensão para quem busca qualificação e atualização profissional, além de conhecimento sobre vários assuntos. As formações, que contemplam diferentes temas, estão com inscrições abertas. Saiba mais sobre cada uma delas e inscreva-se:

Instrutor de Trânsito
As inscrições para o curso de “Instrutor de Trânsito” estão chegando ao fim. Até a próxima segunda-feira (26), é possível se inscrever e garantir uma vaga na formação, que visa desenvolver ações educacionais na preparação de recursos humanos para o Centro de Formação de Condutores (CFCs), na promoção da qualidade de vida e do trânsito mais humano e seguro.

Destinado para os candidatos aprovados e classificados na avaliação psicológica, o curso ocorre de 3 de outubro a 7 de dezembro, na modalidade on-line. Dentre os seus propósitos, a formação capacita profissionais para ministrar aulas teóricas-técnicas e práticas de direção veicular, acompanhando e avaliando o desempenho dos candidatos/condutores.

Microscopia de Alimentos - RDC n° 623/2022 ANVISA
O curso oportuniza o conhecimento da ciência da microscopia e suas aplicações na higiene e tecnologia de alimentos. Os participantes aprenderão como identificar componentes dos produtos, verificando se os mesmos estão de acordo com as especificações constantes de seu licenciamento e também poderão constatar se há presença de matéria estranha, sujidades ou adição ilegal de substâncias, de forma a caracterizar fraude/adulteração de produtos.

Com inscrições abertas até terça-feira (27), a formação acontece on-line, nos dias 3 e 4 de outubro.

Montando um Plano de Food Defense e Food Fraud
Ofertado na modalidade on-line, a formação propõe mostrar aos participantes a importância dos programas de defesa dos alimentos durante a cadeia produtiva e capacitá-los a desenvolver um programa de Food Defense e Food Fraud baseado em análise de riscos, dentro do princípio das certificações de referência. O curso ocorre de 17 a 19 de outubro e os interessados em participar podem se inscrever até 11/10.

Sistema HACCP – APPCC
A área de alimentos possui diversas legislações e orientações que visam a qualidade da alimentação e o controle de contaminantes. Para a complementação das Boas Práticas de Fabricação e garantia do controle de qualidade na produção de alimentos seguros, o curso Sistema HACCP - APPCC é fundamental no sentido de promover conhecimento dos princípios e de aplicação nos setores da cadeia produtiva.

A formação acontece de 24 a 26 de outubro, na modalidade on-line. As inscrições podem ser feitas até 18/10.

Produção de bioetanol
A formação pretende formar estudantes e profissionais na área de obtenção de bioetanol a partir de diversas matérias primas. Dessa forma, o curso irá abordar quais as matérias primas utilizadas para a produção de bioetanol em relação à composição química, classificando o biocombustível a ser obtido em bioetanol de primeira, segunda e terceira geração.

Interessados podem se inscrever até 31 de outubro. O curso terá aulas on-line de 4 de novembro a 2 de dezembro.

Iniciação à Endodontia Mecanizada
O curso promove conhecimento especializado e técnico na endodontia mecanizada, que é considerada essencial para a realização de tratamentos endodônticos de excelência, potencializando a efetividade, reduzindo o tempo de trabalho e trazendo maior previsibilidade destes tratamentos.

As inscrições seguem abertas até 3 de novembro. Com aulas presenciais no prédio A7 da UPF, a formação será desenvolvida nos dias 9 e 10/11.

Concessões de Serviços Públicos e Parcerias Público Privadas (PPPs) no contexto das Políticas Públicas na esfera Municipal
A formação capacita acerca das modelagens jurídicas, operacional e financeira das Concessões de Serviços Públicos, em especial nas áreas de saneamento, resíduos sólidos, parques, transporte coletivo e estacionamento rotativo (área azul), bem como nas Parcerias Público Privadas (PPPs), em especial nas áreas de iluminação pública, cidades inteligentes e usinas fotovoltaicas.

Desenvolvido na modalidade presencial, o curso acontece nos dias 11 e 12 de novembro, na Faculdade de Direito da UPF. As inscrições podem ser feitas até 7/11.