Extensão

Parcerias para o campo e para o produtor rural

15/09/2022

17:16

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

Aproximar o conhecimento das necessidades da sociedade é um dos objetivos da Universidade de Passo Fundo (UPF) e, para fazer isso, a Instituição conta com diversas parcerias nas mais variadas áreas e setores. Entre essas ações, a Universidade desenvolve diversas ações colaborativas com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS). Nesta quinta-feira, 15, a reitoria esteve com parte da gestão da entidade, bem como com representantes do Sindicato Rural de Marau para tratar de novas ações conjuntas. Na oportunidade, acompanhados pela diretora da Escola de Ciências Agrárias, Inovação e Negócios, Dra. Cleide Moretto, pelo coordenador do curso de Agronomia, Dr. José Luís Trevizan Chiomento, do diretor de Negócios, Formação Continuada e Relação com a Sociedade, Dr. Julcemar Zilli, e pela equipe relacionamento do Marketing da UPF, eles visitaram laboratórios, espaços de pesquisa, o UPF Parque e o Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro).

Durante o encontro, a reitora, Dra. Bernadete Maria Dalmolin, reforçou o trabalho da Universidade em inovar internamente, melhorando processos e atualizando atuações. Em sua fala, destacou que a Instituição procura, em todos os espaços em que está inserida, dar conta, da melhor maneira possível, das demandas que a sociedade apresenta, mantendo as raízes da história de formação, de produção do conhecimento e de interação com a comunidade. “São os grandes desafios que nos motivam a fazer o melhor, como esses convênios firmados com entidades e instituições como a Fetag. Compartilhando interesses, temos possibilidades de fazer mais projetos que atendam a sociedade e que respondam a pergunta: que problemas existem e como podemos solucionar?”, ponderou a reitora, ressaltando ainda que boa parte dos acadêmicos tem sua matriz no campo. “Isso nos permite olhar também por esse viés, de olho no passado e sempre buscando melhorias para o futuro”, disse.

Além da estrutura física, de laboratórios, do Parque e de todos os cursos oferecidos pela Universidade, as parcerias contarão com prestação de serviços e também formação continuada, voltada para as necessidades de cada área.

Vice-presidente da Fetag, o engenheiro agrônomo Eugênio Zanetti, destacou a importância do fortalecimento de ações em parceria. Segundo ele, o trabalho em conjunto permite o crescimento de todos. “Nós, enquanto Federação, acompanhamos a produção de conhecimento que a UPF tem e queremos levar isso aos produtores, sejam os pequenos produtores, assim como na pecuária e nas mais diversas áreas. 
Temos exemplos de egressos aqui que voltaram para suas propriedades e desenvolveram melhorias para concorrer em um mercado cada vez mais desafiador”, observou.