Geral

Parceria entre UPF Parque e Stara proporcionará desenvolvimento de novas tecnologias

08/03/2018

10:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Acordo foi assinado nessa quarta-feira, dia 7 de março, na Expodireto, com a presença do reitor da UPF e do diretor da empresa. Unidade será instalada no UPF Parque, onde serão desenvolvidos softwares inovadores

A tradição de 50 anos de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica da Universidade de Passo Fundo (UPF) será agregada ao know-how de produção da empresa Stara. As duas instituições firmaram um contrato de parceria na tarde dessa quarta-feira, dia 7 de março, para o desenvolvimento de novas tecnologias. Por meio dessa cooperação, a Stara fará a instalação de um espaço no Parque Científico e Tecnológico Planalto Médio (UPF Parque), a fim de desenvolver e aplicar tecnologias inovadoras, além de contribuir para a formação acadêmica. 

O acordo foi firmado no estande da Stara na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Participaram da assinatura do contrato o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; e o diretor-presidente da Stara, Gilson Trennepohl. Conforme o reitor da UPF, esse é um convênio desejado há tempo pela área de pesquisa de máquinas e agricultura de precisão do UPF Parque. “Estamos felizes com a concretização dessa parceria, que vai estabelecer uma relação direta entre a universidade e a empresa, beneficiando professores e alunos, compartilhando com a indústria de tecnologia e inovação o que é produzido no Parque”, frisou ele. 

Com a parceria, a empresa passa a desenvolver, no UPF Parque, softwares inovadores para a Telemetria Stara, utilizando tecnologias de Internet das Coisas (IoT), interligando e transformando dados em informações valiosas para a gestão das propriedades rurais. Para o diretor-presidente da Stara, é a realização de um sonho. “Tenho orgulho de poder construir, junto aos colaboradores, esse momento. Há muitos anos tínhamos ciência de que precisávamos estar perto da Universidade, afinal, a Universidade está perto de nós. Muitos de nossos funcionários são alunos da UPF, e sabemos que será muito bom compartilhar o conhecimento que produzimos na empresa com os saberes construídos na Universidade”, disse ele. A Stara conta com uma equipe de mais de 170 pessoas, somente em pesquisa e desenvolvimento são 40 profissionais. 

Presente na solenidade, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Leonardo José Gil Barcellos, destacou que o convênio é um marco para o UPF Parque e proporciona uma relação de ganho mútuo. “É uma empresa sinônimo de inovação no campo do agronegócio. Encaramos como um modelo para outras empresas, por ter um setor de pesquisa consolidado e que se aproxima do UPF Parque. A partir de agora, veremos quais projetos podemos construir juntos”, explicou ele, destacando que esse é um indicador de consolidação do UPF Parque.
 
Também participaram da solenidade o coordenador do UPF Parque Charles Israel; o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Stara, Cristiano Buss; e o vice-presidente executivo da empresa, Átila Stapelbroek Trennepohl.
 

Galeria de Vídeos