Extensão

Óleo de fritura usado é tema de oficina em escola de Marau

15/08/2018

19:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O destino correto ao óleo de fritura usado foi apresentado em escola estadual pelo projeto de extensão Produção de biocombustível da UPF

A poluição pelo descarte incorreto de óleo de fritura tem preocupado a sociedade de um modo geral. São necessárias algumas ações que dependem de cada cidadão. Neste espírito de educação ambiental, que o projeto de extensão “Produção de biocombustível com resíduo de óleo usado na abrangência da Universidade de Passo Fundo (UPF)”, realizou atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental Charruas, localizada na cidade de Marau, no dia 10 de julho. Os acadêmicos extensionistas, Marinara Andreola e Marcos Masetto, realizaram oficina de sensibilização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado a um grupo de estudantes do Grêmio Estudantil. 

Os extensionistas apresentaram o projeto do qual participam e seu histórico, já que o mesmo acontece na cidade de Marau desde 2008. Na sequência, forneceram alguns dados importantes como a quantidade de óleo de cozinha consumida atualmente no país e os percentuais de descarte correto e incorreto deste produto, pontuando que este último se constitui em uma grande preocupação para o meio ambiente, principalmente quando descartado de forma incorreta em recursos hídricos. Ao serem indagados sobre o destino desse óleo, os estudantes responderam que geralmente descartam o óleo de cozinha após o uso “na pia”. Outra forma de descarte é para a confecção de “sabão caseiro”. 

A partir dessa realidade, foram apresentadas imagens que destacavam os problemas resultantes do descarte incorreto desse resíduo, além da forma apropriada de armazenamento, destinação ou, até mesmo, reutilização do óleo. A coordenadora do projeto de extensão, professora Me. Clóvia Marozzin Mistura, ressaltou que foi uma atividade que proporcionou momentos de descobertas. “Alguns estudantes ainda não tinham informação do quão prejudicial é o descarte incorreto de óleo, ou não sabiam qual era a maneira correta de destinação dele após seu uso. Mas percebeu-se que uma boa parte do grupo já está ciente deste desafio, de não poluir com o óleo usado. Além disso, o grupo interagiu com os extensionistas, seja questionando sobre o projeto ou em relação ao curso de Química na UPF, em que os graduandos participantes do projeto estão inseridos”, revelou a coordenadora.

A direção sugeriu a oficina com o objetivo de sensibilizar o grupo do Grêmio Estudantil, e com isso, tornar os estudantes responsáveis para apresentar o que foi visto aos demais colegas, sendo multiplicadores de ações de educação ambiental. Além da oficina, os extensionistas confeccionarão pôsteres e informativos de como armazenar e trazer o óleo para a escola. A escola também se tornou um ponto de coleta de óleo usado em Marau.

Essa ideia será acompanhada pela coordenadora do projeto e pela orientadora, professora Dra. Alana N. Zoch. Os extensionistas acompanharão o trabalho que será feito na escola, sendo o elo de ligação do projeto com a escola e realizando ações para avaliar o quão eficiente esta dinâmica de trabalho está sendo para a escola, podendo direcionar o projeto para outros pontos