Ensino

Oficinas de Matemática: acadêmicos e alunos da educação básica compartilhando conhecimentos e experiências

16/11/2018

18:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Curso de Matemática da UPF recebeu estudantes do ensino médio de escolas de Passo Fundo para oficinas sobre funções

A aprendizagem é intensificada com a utilização de novas tecnologias e tem profícua aplicabilidade no ensino da matemática. Para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio General Prestes Guimarães, acompanhados pela professora Andrea Rodrigues, e do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, acompanhados pela professora Arieli dos Santos, a mesma matemática que apresenta os conceitos por meio de linguagem própria abstrata pode ir além: é possível aprender de maneira dinâmica, explorando e experimentando os significados e as propriedades, por meio de um software computacional.

No dia 9 de novembro, os estudantes da educação básica tiveram a oportunidade de se tornar parte do processo de aprendizagem por meio da abordagem educacional em uma oficina envolvendo funções em que aprenderam fazendo e testando possibilidades. A atividade foi conduzida pelos acadêmicos do curso de Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF) Andrielli Los Silveira, Augusto Carrão, Camila Faligurski Fim, Daniela Panisson, Indianara Scarpari de Melo, Iohan de Meira e Luís Gabriel Favaretto Matté, bolsistas do Projeto Formação Continuada de Professores de Matemática (PFCPMat), promovida pelo Laboratório de Matemática da Universidade, juntamente com o PFCPMat, vinculado ao Programa Integração da Universidade com a Escola Básica (PIUEB) do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) da UPF.

As professoras do curso de Matemática, Me. Mariane Kneipp Giareta e Me. Eliamar Ceresoli Rizzon, que acompanharam as oficinas, relatam que esse tipo de ação contribui para o ensino da matemática e também para a formação acadêmica dos graduandos. “Nesta oficina, abordaram-se as funções polinomiais, utilizando o software GeoGebra, sendo possível observar o comportamento das curvas ao serem modificados seus parâmetros”, afirma a docente Mariane, representante do Laboratório de Matemática. 
Para a professora Eliamar, coordenadora do PFPCMat, o projeto dentre suas ações oportuniza aos acadêmicos bolsistas, conhecer, vivenciar e compreender a realidade de sala de aula e de escola, o que é imprescindível para a formação de professores críticos, éticos, responsáveis e solidários. 

Além disso, de acordo com a professora Arieli dos Santos do Instituto Estadual Cardeal Arcoverde, e que participa do PFCPMat vinculado ao PIUEB, as oficinas são planejadas de acordo com a realidade dos alunos, uma vez que o projeto proporciona que os acadêmicos acompanhem as aulas da professora titular com o objetivo de conhecer e interagir com realidade da sala de aula e, assim, perceber os desafios enfrentados neste contexto.