Extensão

Oficina de educação financeira acontece na Faculdade de Odontologia nesta sexta-feira (9)

08/11/2018

12:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O projeto de extensão “Educação financeira, endividamento e gestão das finanças pessoais”, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), e o curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem nesta sexta-feira, dia 9 de novembro, a oficina com o tema “Educação financeira para alunos universitários: me formei, e agora?”. A atividade será realizada às 8h, no miniauditório da Faculdade de Odontologia (FO), Campus I. A temática será abordada pelo economista e sociólogo professor Dr. Ginez Leopoldo Rodrigues de Campos, que também é educador financeiro, consultor em finanças pessoais e é o coordenador do projeto de extensão em educação financeira da UPF. 

A atividade tem por objetivo orientar os estudantes formandos em Odontologia sobre a importância do planejamento das finanças pessoais (pessoa física), como também do consultório clínico (pessoa jurídica), visando a uma melhor eficiência na gestão financeira do consultório clínico. A oficina ocorre em parceria com a disciplina de “Orientação Profissional”, do curso de Odontologia, ministrada pelo professor Me. Paulo Funk. A ideia da ação pedagógica conjunta é fortalecer a proposta de curricularização das ações extensionistas, envolvendo a área das ciências sociais do IFCH e o curso de Odontologia da FO.     

O projeto de educação financeira está institucionalizado junto à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e está articulado a uma política pública nacional, que é a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), criada por meio do Decreto Presidencial nº 7.397, de dezembro de 2010. A ENEF consiste em uma política pública que reconhece a educação financeira como ferramenta pedagógica, no sentido de garantir qualidade de vida às pessoas vulnerabilizadas socialmente por conta de situações de endividamento e inadimplência, fortalecendo, dessa forma, a cidadania financeira e promovendo a inclusão social.