Ensino

O reencontro da Educação Física com as atividades práticas

29/04/2022

11:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento do curso de Educação Física da UPF simbolizou a volta do contato dos estudantes com a prática acadêmica

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) foi tomada por momentos de comemoração devido ao retorno da presencialidade. Nos dias 25, 26 e 27 de abril, nos turnos da manhã e noite, aconteceu a I Semana de Vivências Práticas da Feff do curso de Educação Física, evento que contou com a realização de atividades relacionadas às diferentes disciplinas do currículo.

Na ocasião, mais de 100 acadêmicos puderam participar de oficinas ministradas pelos professores, como: recreação; ginástica no ambiente escolar; jogos com raquete; fisiologia do envelhecimento; práticas corporais de aventura (parede de escalada e Le Parkour); basquetebol; futsal, jogos educativos; ginástica artística; dança e expressão corporal; avaliação antropométrica; e atividades aquáticas.

Lucas Viegas, estudante do primeiro nível, gostou da experiência de participar das oficinas. “Eu, que estou no início do curso, já pude ter contato com disciplinas que irei cursar só mais adiante. Escolhi oficinas que gostava e até já praticava, como esportes de aventura, natação e futsal. Com essas vivências, é possível abrir um leque de opções”, afirmou, ao desejar que ocorram novas edições da Semana de Vivências. 

Também acadêmico, Guilherme Fagundes compartilha da mesma sensação de Viegas. “Gostei bastante de ter participado do evento, por conta da série de aulas especiais que tivemos ao longo da Semana, saindo do ensino habitual. A iniciativa teve uma aceitação muito grande por mim e pela minha turma”, enfatizou, ao relatar que marcou presença nas vivências de fisiologia, danças e basquetebol. “Tive, ainda, a baita oportunidade de auxiliar o professor Raphael Loureiro Borges nas atividades de práticas corporais de aventura”, complementou.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física (Bacharelado), professor Me. Raphael Loureiro Borges, o objetivo principal do evento foi o de promover vivências práticas que não puderam ser realizadas durante a pandemia pelos estudantes, além de proporcionar uma maior aproximação entre eles, estimular o desenvolvimento de relações interpessoais e resgatar valores e sentimentos de pertencimento. “A Semana superou minha expectativa com relação à satisfação dos alunos. Aqueles que participaram, ficaram muito contentes em praticar algumas modalidades que não tiveram oportunidade durante a pandemia, ou que tiveram poucas práticas no ano passado, pois ainda estávamos com restrição às atividades que tivessem contato físico”, destacou, ao mencionar que a Semana de Vivências Práticas deve acontecer novamente nos próximos semestres.