Geral

O Livro “Passo Fundo – Estudos Históricos” chega a sua segunda edição

24/03/2021

13:06

Por: Acadêmicos Giancarlo Klein e Anderson da Silva. Edição: Assessoria de Imprensa

Com o foco na imprensa, a obra será lançada de forma on-line

A Acervus Editora lança sua mais nova obra “Passo Fundo Estudos Históricos: Volume II – História e Imprensa”. O evento ocorre no dia 25 de março, às 18h, de forma on-line, por meio da sala de reunião “Google Meet” pelo link https://meet.google.com/fpu-zioe-gkw. Nesta edição, a obra encara e aprofunda a imprensa passo-fundense para compreender e divulgar mais de 130 anos em exemplares que descrevem a sociedade desta cidade. Reunindo diversos periódicos, a obra revela-se como um objeto de estudo do passado de Passo Fundo, mas também como um histórico jornalístico, seguindo o princípio da Acervus Editora de apoio e incentivo a atividade acadêmica.

Contando com a presença de autores e organizadores do livro, o lançamento é uma prévia e introdução das mais de 410 páginas de registros e exemplares que resgatam a memória de Passo Fundo. Com o esforço conjunto de historiadores e jornalistas, a obra transcorre de assuntos políticos, econômicos e culturais a acontecimentos cotidianos, em prol da preservação de documentos que relatam a rica trajetória do município.

Durante o lançamento, que tem apoio do curso de Jornalismo da UPF, os autores conduzem um bate-papo sobre as relações entre História e Jornalismo.

Sobre o livro:
Com relatos de historiadores e jornalistas, questões interessantes sobre os veículos de imprensa de Passo Fundo são reveladas. As histórias consistem desde a criação dos periódicos da cidade até fatos que ocorreram dentro dos veículos. Outros dados apontam a mudança no jornalismo passo-fundense com o passar dos anos. Desde questões políticas, posicionamentos e a evolução através da história. Os coordenadores da coleção são os historiadores, Alex Antônio Vanin e Djiovan Vinicius Carvalho, já a organização do livro da jornalista e professora, Me. Fabiana Beltrami, e dos historiadores Heleno Damian e Marco Antonio Damian.

Para ter acesso ao livro gratuito, Passo Fundo Estudos Históricos volume II - História e Imprensa, basta acessar o site da editora no link www.editoraacervus.com.br. A produção do livro contou com os recursos do Funcultura 2020, da Prefeitura de Passo Fundo, e ainda com o apoio do Laboratório de Memória Oral e Imagem do Programa de Pós-Graduação em História da UPF, Arquivo Histórico Regional/UPF.

Sobre a Empresa:
Criada em 2019, a Editora Acervus tem como principal objetivo promover e incentivar obras de cunho acadêmico, abrangendo áreas de História, Sociologia, Filosofia, Literatura, Economia, Direito, Jornalismo, dentre outras. A Acervus conta com a revisão e parecer dos integrantes do Conselho Editorial, garantindo a eficiência e qualidade em suas Obras, atendendo os padrões Qualis Livros da Capes, atribuindo qualidade científica em todas as etapas do processo de produção e publicação.

Mais informações com o organizador da Coleção, Editora Acervus, Djiovan Carvalho: (54) 99202-6854.

Serviço:
Lançamento do livro “Passo Fundo Estudos Históricos: Volume II – História e Imprensa”
Data: 25/03/2020
Horário: 18h
Local: Google Meet