Universidade

Novembro Azul: cuidado e atenção no dia a dia podem fazer a diferença

10/11/2021

10:29

Por: Carol Simor - Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O mês de novembro tem uma cor e um tema específicos: azul para chamar a atenção para a saúde do homem. Com foco na prevenção, o Novembro Azul tem como objetivo levar informações e orientações sobre o câncer de próstata e demais doenças que afetam a saúde da população masculina. Referência na formação em saúde, a UPF também está atenta às campanhas e dedica, em sala de aula, em ações com a comunidade e na aproximação com as pessoas, esforços para ressaltar a importância do cuidado e atenção no dia a dia. Ao longo do mês, o pórtico principal da UPF receberá a iluminação especial.

Médico urologista, o professor da Faculdade de Medicina da UPF, Diego Carrão Winckler, pontua que o câncer de próstata é o segundo mais recorrente na população masculina no Brasil. Segundo ele, estima-se que, apenas em 2021, mais de 65 mil novos casos serão diagnosticados. Por isso, conversar sobre o tema é fundamental. “Habitualmente, o câncer de próstata não tem sintomas e o diagnóstico precoce é uma das principais ferramentas para o tratamento efetivo, permitindo que mais de 90% dos homens sejam curados com o início de um tratamento adequado”, observa, ressaltando que, nos homens que já apresentam sintomas, é possível que o tumor já esteja avançado.

Fique atento para os principais fatores de risco: 

  • Obesidade
  • Homens da raça negra
  • Histórico de câncer de próstata na família
  • Homens com 45 anos ou mais, com atenção aos fatores de risco
  • Acima de 50 anos, mesmo sem fatores de risco

Winckler ressalta que o rastreamento é feito via exame de sangue (PSA) e exame de toque que, embora rodeado de tabus, dura menos de 10 segundos, é indolor e totalmente seguro. O Novembro Azul também dá atenção para outras enfermidades que acometem os homens, entre elas as doenças cardiovasculares, diabetes, AVCs.

Atenção à saúde e hábitos saudáveis

Marieli Larissa Bortoli é enfermeira residente do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Câncer da UPF, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) e Secretaria de Saúde de Passo Fundo. Ela pontua que o mês tem um objetivo maior que é o de conscientizar a população sobre o câncer de próstata. 

As ações são voltadas para alertar sobre os possíveis sinais e sintomas da doença como, por exemplo, a diminuição do jato urinário, aumento da frequência urinária, dificuldade para urinar ou até presença de sangue na urina. “Apesar de ser uma doença grave, ela responde muito bem ao tratamento quando diagnosticada precocemente, diminuindo a taxa de mortalidade, que infelizmente ainda é alta nos dias de hoje. A campanha do Novembro azul é de extrema importância tanto para os homens se conscientizarem procurando realizar o autocuidado e realizar os exames de rotina quebrando as barreiras do preconceito, bem como para as mulheres que podem orientar e apoiar seus filhos, pais, amigos e companheiros na realização dos cuidados”, pondera Marieli.

Hábitos que ajudam a diminuir os riscos:

  • Alimentação saudável
  • Prática regular de exercícios
  • Não fumar
  • Não beber
  • Fazer acompanhamento médico regular