Geral

Novembro Azul: o câncer de próstata e a saúde do homem são destaque na UPF

09/11/2022

15:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Evento reúne funcionários da Instituição para uma conversa sobre os cuidados com a saúde masculina

O câncer de próstata no Brasil é considerado o segundo mais comum em homens, estando atrás apenas de tumores de pele não melanoma. Levantamentos do Instituto do Câncer mostram que a nível nacional são diagnosticados mais de 65 mil casos por ano, sendo que um paciente morre da doença a cada 40 minutos. De forma a conscientizar sobre essas e outras questões importantes, a Divisão de Gestão de Pessoas promoveu, na manhã desta quarta-feira (9), o “Café com Saúde”, evento que debateu os cuidados relativos à saúde do homem com os funcionários da Universidade de Passo Fundo (UPF), em alusão ao Novembro Azul.

A atividade teve a participação do urologista e professor da Escola de Medicina (Famed), Diego Carrao Winckler, que deu dicas e informações sobre como prevenir o câncer de próstata. A patologia, segundo o docente, é muito prevalente entre os homens, principalmente nos mais velhos, a partir dos 50 anos, devido ao fato dela estar associada ao envelhecimento.

Originado também por fatores hereditários e hormonais, etnia, infecções, dieta, obesidade e pouco sol, o tumor é um dos cânceres mais curáveis quando diagnosticado precocemente. “Sabemos que a incidência da doença é contínua e aumenta quanto mais rastreamentos forem feitos. Por outro lado, temos maiores taxas de cura quando o diagnóstico é realizado cada vez mais cedo”, destacou o professor.

Winckler enfatizou que cuidar da saúde é sempre a melhor prevenção contra o câncer de próstata. Para isso, ele recomenda manter uma alimentação saudável e um peso adequado, evitar o excesso de gordura animal, consultar o urologista regularmente, fazer o exame de toque dos 50 anos em diante, além do exame de sangue PSA, que serve como rastreamento e sinal de alerta para detectar a doença.

No evento, o professor ressaltou o cuidado consigo e a importância de não ter preconceitos. “É preciso saber que não somos super-heróis. Temos que se cuidar e perder o medo. Muito se fala sobre o exame de toque retal, mas ele é um exame rápido, indolor, realizado no consultório e que não traz nenhum prejuízo. O homem ir ao urologista e fazer rastreamento todos os anos vai permitir com que ele não entre naquela estatística de pacientes que descobrem o tumor muito tarde, não havendo possibilidade de cura”, pontuou Winckler.

Programação com diversas atividades
O encontro ainda contou com a realização de testes de glicemia, aferição da pressão arterial e coleta de sangue para o exame PSA. As atividades foram executadas pelo curso de Enfermagem e pelo Laboratório de Análises Clínicas Escola (Labe) da UPF. Também estiveram presentes os integrantes da Liga de Urologia e Nefrologia da Escola de Medicina.

Quem participou das ações foi o funcionário do setor de Compras, José Fernando Stocco. Na sua opinião, a prevenção, o conhecimento e as informações que possam levar para a redução do câncer de próstata e de outras doenças são sempre bem-vindas. O mesmo pensamento é compartilhado por Darlan Reinehr, do setor de Limpeza, que deseja que outros eventos como este tenham continuidade na Instituição.

O “Café com Saúde” integra a campanha “Encorajar”, idealizada pela Divisão de Gestão de Pessoas e que incentiva a comunidade acadêmica da UPF na prevenção e no cuidado com a saúde por meio da abordagem de diversos temas.