Extensão

Nova edição do projeto Literatura em Diálogo ocorre em setembro

17/07/2018

14:59

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Atividade terá como temática a vida, a obra poética e a obra política do escritor Pablo Neruda

Em setembro, ocorre uma nova edição do projeto de extensão Literatura em Diálogo. Ligada à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao curso de Letras do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) e realizada em parceria com a Prefeitura de Passo Fundo, a atividade acontecerá no dia 4 de setembro, no Centro de Eventos da UPF, a partir das 19h20min. A temática central desta edição será a vida, a obra poética e a obra política do escritor Pablo Neruda. 

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ivânia Campigotto Aquino, a proposta metodológica do Literatura em Diálogo é manter uma conversa descontruída sobre o “todo” de Neruda, aprofundando a temática do amor, na qual, segundo ela, o poeta é exemplar, e a temática social-política, explorando a trajetória dele nesse aspecto, bem como a visão de mundo que perpassa parte da sua produção. “Evidenciaremos, com base nos poemas, a relação de proximidade entre a Literatura, a Psicanálise e a História. Evidenciaremos, também,  a alegria de ensinar/aprender numa roda de conversa”, explicou. 

Sobre o projeto
O Projeto de Extensão Literatura em Diálogo constitui-se numa atividade fundamentada, especialmente, nas teorias do crítico literário brasileiro Antonio Candido, estudioso que propõe analisar a Literatura na sua relação com as demais áreas do conhecimento, a fim de compreender a presença do externo no interno das obras. 

Dessa forma, desenvolvem-se, como Extensão, na comunidade de Passo Fundo e região, desde o ano de 2017, ações que possibilitam a leitura e a discussão de obras literárias clássicas e contemporâneas pelos alunos e professores do Ensino Médio das escolas da Educação Básica e universitários, com vistas ao aprofundamento teórico das análises dos textos e ao exercício da criatividade prática na abordagem metodológica da leitura. Sob essa perspectiva, propõe uma reflexão acerca da importância da inovação metodológica na experiência de leitura de obras de ficção, analisando o envolvimento do jovem e sua reação com as práticas desenvolvidas.