Extensão

Nos podcasts, uma forma de compartilhar conhecimento sobre diabetes

28/07/2020

08:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Fabiana Beltrami e Divulgação

Caendy Carvalho é estudante de Jornalismo da UPF e, com base em sua experiência de vida com a diabetes, produz podcasts com conteúdos relacionados ao tema

Contribuir com o esclarecimento de um assunto que faz parte da sua vida foi o que levou a acadêmica Caendy Carvalho, do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF), a produzir uma série de podcasts sobre diabetes, chamados “Água com açúcar”. Vivendo com essa condição desde 2010, a estudante percebeu que, a partir de uma atividade prática da faculdade, poderia ajudar a sanar dúvidas de quem convive com a mesma situação que ela.

A ideia surgiu a partir de uma tarefa da disciplina de Jornalismo e Mídia Sonora II, a qual a professora Me. Fabiana Beltrami propôs que os acadêmicos escolhessem uma temática e criassem podcasts sobre isso. A facilidade em falar a respeito da diabetes fizeram com que Caendy optasse por esse tema. “Pensei nele pois muitas pessoas têm dúvidas de como funciona a diabetes e principalmente por pensarem que diabético não pode comer chocolate. Quando eu descobri que tinha diabetes, também tive muitos questionamentos de como funcionava, o que podia e não podia, por isso esclarecer esse assunto de uma maneira simples facilitará para quem ouve os áudios e tem diabetes, bem como para quem tem interesse em saber como é essa rotina”, comenta.

Além da familiaridade com a temática, a estudante já possui experiência, adquirida ao participar voluntariamente de ações do programa de extensão ComSaúde e do projeto de extensão Acampamento da Criança com Diabetes junto com a professora Fabiana. “Estimulei a Caendy a dar sequência na produção dos podcasts, fazendo um segundo, terceiro episódio. Ela constrói o texto, realiza a produção, e grava e edita os áudios em casa. Após, eu ouço o material, sugiro alterações, caso haja necessidade, e a acadêmica organiza a publicação”, conta a docente.

Caendy executa todas as fases de produção dos podcasts

Disponibilizados no Spotify, Anchor e na página do ComSaúde no Facebook, os podcasts já somam três episódios publicados, os quais retratam diversas questões relacionadas à diabetes. “No primeiro episódio, abordei um panorama geral sobre o que é a diabetes, como a glicose funciona no nosso organismo, e o que muda entre a hipo e hiperglicemia. No segundo, falei sobre como saber a quantidade de carboidratos em cada alimento e como a mistura de carboidratos aumenta mais a glicose. Já no terceiro, foi abordado como fazer a contagem de carboidratos em cada alimento e como contar e utilizar as doses de insulina no dia-a-dia. Esse episódio teve a participação da médica endocrinologista Maria Modkovski”, relata Caendy, lembrando que o quarto episódio tratará da diabetes e as relações emocionais.

Prática que resulta em proximidade e afeto
Dados de uma pesquisa desenvolvida pela plataforma Deezer no ano passado, mostram que o Brasil obteve um crescimento de 67% no consumo de podcasts em 2019. Diversos são os assuntos que são debatidos no formato de mídia, e, dentre eles, está o da acadêmica Caendy. Ela acredita que o seu trabalho ajuda a população a entender a rotina de quem vive com diabetes. “Ao descobrir que tinha diabetes, fiquei com muitas dúvidas de como funcionava, do que eu ia poder comer ou não, pois muitas pessoas pensam que é só pelo consumo do doce. Por estar cursando Jornalismo, essa plataforma amplia meus conhecimentos no âmbito de aperfeiçoamento profissional, assim como de edição dos programas. Tanto eu quanto quem me acompanha agregamos conhecimento. Além disso, percebi que esse meio pode me abrir mais caminhos e conversar com quem está distante”, destaca.

Para Fabiana, o material produzido pode ser acessado não só pelas comunidades de Passo Fundo e região, mas por quem possui a mesma condição que a futura jornalista. “O podcast acaba sendo um produto de comunicação na área da saúde, com muita informação, sendo ainda afetivo. Como a Caendy tem diabetes, ela conversa com pessoas na mesma situação, e isso traz confiança para quem escuta, bem como empatia, pois sabem que a estudante vive e compreende as angústias e alegrias sentidas por quem convive com diabetes”, pontua.

Primeiro episódio do "Águia com açucar" abordou o que é a diabetes

“Água com açúcar” na rede
Confira os episódios dos podcasts “Água com açúcar” no Spotify, na página do ComSaúde no Facebook e no Anchor.