Pesquisa e Inovação

NEHMuR promove seminário com o Pe. Arnildo Fritzen

10/08/2018

14:25

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural (NEHMuR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), entre as suas diversas atividades, tem promovido, ao longo deste ano, seminários, contemplando os temas de pesquisa, as bibliografias de estudo e debates com convidados. Entre estes seminários, no dia 9 de agosto, aconteceu o V Seminário: O problema da terra e a história dos movimentos de ocupação no RS pelo olhar do Pe. Arnildo Fritzen. O convidado é consdiderado um dos grandes e fundamentais personagens de luta pela terra, nas ocupações Macali, Brilhante e Natalino, no norte do Rio Grande do Sul, entre outras atividades junto as comunidades, as quais sempre esteve próximo.

Com uma fala cheia de afeto, memórias e emoções, Fritzen compartilhou com o grupo toda sua trajetória e experiência dentro destas ocupações. Numa luta diária contra a opressão, a miséria e a exclusão social, o padre enfrentou a descrença, a fome, o frio, a força física e simbólica da repressão, as críticas e, muitas outras forças opostas a seu projeto social e religioso ao longo de sua vida, mas, com persistência, deu confiança, coragem e protagonismos aos oprimidos e empobrecidos pela exploração capitalista.

O NEHMur
O Núcleo de Estudos Históricos do Mundo Rural trabalha de forma privilegiada na interseção da pesquisa, ensino e extensão, uma vez que seus integrantes procuram enfatizar em seus estudos e pesquisas a relação entre à história agrária, história da agricultura, história ambiental, ocupação e apropriação da terra, conflitos fundiários, movimentos sociais, fronteiras agrárias e políticas, relações socioculturais, socioambientais e grupos sociais rurais. A perspectiva que aproxima e aglutina estes estudos é a do mundo rural no Sul do Brasil, em interação com os demais territórios platinos. Na interface entre história, antropologia, geografia, sociologia rural e direito, o grupo tem procurado discutir as várias realidades rurais do país, na perspectiva do regional em seus múltiplos desdobramentos.