Ensino

Negócios internacionais em debate durante palestra do curso de Comércio Exterior

19/04/2021

10:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A turma da disciplina de Seminários de Estratégias, do curso de Comércio Exterior da Universidade de Passo Fundo (UPF), participou de uma palestra no dia 9 de abril. O encontro on-line contou com a presença do advogado e especialista em Comércio Exterior e Negócios Internacionais, Vinicius Bitencourt, que relatou a sua trajetória e experiência profissional, além de abordar as perspectivas para 2021 e o futuro da área e dos negócios internacionais.  

Em sua fala, Bitencourt trouxe para o grupo situações do cotidiano e os principais dilemas que as empresas importadoras e exportadoras se deparam no dia a dia, foco da sua atuação enquanto profissional, que dá suporte para estas organizações. A empresa dele ajuda a diagnosticar riscos em importações, identificando oportunidades tributárias, evitando infrações e penalidades, além de auxiliar empresas que desejam se inserir em novos mercados internacionais.

Para o professor da disciplina, Me. João Paulo Gardelin, o encontro foi oportuno para debater questões estratégicas nos negócios internacionais, como as alianças, fusões e aquisições, além de questões mercadológicas, como a necessidade de orientação para os mercados nos quais as empresas desejam atuar, e questões culturais, como a importância do marketing de relacionamento.

A acadêmica Raiane Bueno Marques destacou do encontro o aprendizado sobre marketing e desenvolvimento de tecnologias, o cuidado a se tomar em qualquer negociação internacional afim de evitar erros, e a perspectiva diferenciada de comércio internacional a nível de Brasil e exterior. Já para o estudante Guilherme Bariga Bonatto, a fala do convidado foi inspiradora. “Deu para perceber o quanto é possível crescer no setor. Isto só nos motiva ainda mais a prosseguir nesta área”, comentou.

Pitágoras Maculan, também acadêmico, mencionou o impacto das relações pessoais e o conhecimento da cultura estrangeira no comércio exterior.

Além da formação em Direito pela UPF, Vinicius Bitencourt é bacharel em Marketing & International Business pela Virginia Intermont College/USA.