Extensão

Não cole sua goma de mascar nas classes!

11/05/2017

17:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Projeto de extensão da UPF Fazendo a Lição de Casa realiza ações para o descarte correto das gomas de marcar

Entre 80% e 90% das gomas de mascar são descartadas incorretamente, fazendo delas a segunda forma de resíduos sólidos com descarte inadequado, depois das bitucas de cigarro. Com o objetivo de sensibilizar os estudantes quanto a esse descarte – que acontece com frequência embaixo de classes e cadeiras das salas de aula –, o Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo (Iceg/UPF) atualizou sua campanha de coleta seletiva. 

A atividade foi realizada com o auxílio dos bolsistas de extensão e pesquisa integrantes do programa Comunidades sustentáveis: projeto Fazendo a Lição de Casa, do projeto Produção de biocombustível com resíduos de óleo usado na região de abrangência da UPF, da Feira Ecológica UPF e de outros projetos orientados pelas professoras Clóvia Marozzin Mistura, Alana Neto Zoch e Aline Locatelli. As ações contaram com questionários aplicados a acadêmicos, limpeza e monitoramento das salas 210 e 220 do Instituto, de onde foram retirados em torno de 3kg e 1,6kg de gomas de mascar, no final de 2016 e abril de 2017, respectivamente. 

Após a pesquisa, os acadêmicos desenvolveram recipientes específicos para descarte dos chicletes, que foram instalados nas salas monitoradas. Outra ação do projeto foi a divulgação pelos estudantes da forma correta de descarte e dos problemas ambientais causados pelo resíduo. 

Com a ação, o grupo espera que os estudantes utilizem os recipientes de resíduos de cor preta (não recicláveis) para descartar as gomas de marcar, ou, nas salas monitoradas, armazenem os chicletes no local recomendado. Segundo a professora Clovia Marozzin Mistura, a intenção do grupo é pesquisar um reuso para a goma de mascar, possivelmente para utilização como cola e aglutinante devido às suas características. 

 

INSCREVA-SE