Geral

Na Semana do Conhecimento, até as bonecas são empoderadas

04/09/2019

18:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Exposições da Feira de Artesanato Intercultural marcam Semana do Conhecimento

Frida Kahlo, pintora mexicana do século XX, símbolo do movimento feminista, foi quem inspirou a artesã de Panambi Talita Abi a iniciar a sua arte pelas “Mulheres empoderadas em feltro”, uma das exposições da Feira de Artesanato Intercultural da VI Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF). Além de Frida, o público pôde conferir bonecas em feltro de Tarsila do Amaral, Marielle Franco, Malala Yousafzai, entre outras empoderadas. 

Cores, acessórios e detalhes exclusivos de grandes mulheres retratados em pequenas bonecas de tecido e feltro. Além de escolher a sua empoderada, o cliente pode sugerir a essência da sua boneca, que pode vir com cheirinho de paz, alegria e poder. Além disso, pode levar um folheto de cordel, referendando as grandes heroínas negras do Brasil. “Sou fisioterapeuta e acupunturista, o artesanato veio por lazer. É minha terapia. As empoderadas surgiram pelo gosto pela Frida Kahlo. Fiz uma boneca e ela ficou popular. Percebi que muitas mulheres não sabiam quem era Frida e fui buscando outras mulheres que são importantes na nossa história. Parti fazer a Dandara dos Palmares, como referência de mulher negra, e, junto, vieram as outras”, revelou a artesã Talita Abi.

Uma maneira de fazer arte e incentivar o empoderamento. “Percebo que muitas mulheres não conhecem as mulheres referências atuais, que nos deram parte do direito que temos hoje e que continuam lutando pelos direitos. É uma forma de tornar essa luta mais popular e conhecida”, declarou Talita.

Feira de Artesanato Intercultural
Mas não são só as empoderadas que fizeram sucesso na Feira de Artesanato Intercultural, que ocorreu nesta quarta-feira. A feira contou com Artesanato Quilombola das comunidades da Arvinha e da Mormaça (Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Sertão), artesanato indígena, artesanato polonês (Agata Grochot dos Santos, artesã de Santo Antônio do Palma), Mandalas (Roberta Boscarin, bacharel em Administração pela UPF e artista plástica), Escola Estadual Ernesto Tocchetto (responsável Profa. Edynara Ribeiro e Profa Silvana Regina Piaia Santos), e a expositora Aline Galvão Bolsas e acessórios alternativos.