Notícias UPF

Museus reabrem nesta terça-feira (10)

  • Por: Assessoria de Imprensa

Reta final nas reformas do MAVRS e MHR

Os trabalhos para melhorias nos espaços dos museus Histórico Regional (MHR) e de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), completam, nesta segunda-feira (9), uma semana. A intensa movimentação no prédio reflete um esforço coordenado e coletivo para melhor receber a comunidade. Em virtude de tais atividades, os museus encontram-se fechados.

Estagiários e funcionários dos museus, aliados aos diferentes setores da UPF – Obras e Manutenção Predial –, trabalham juntos para cuidar dos espaços expositivos e desempenham funções como conferência, higienização e embalagem das obras para desmontagem de exposição, carregamento, reforma e pintura de tapumes e de ilhas, além da preparação das paredes e da disposição das lâmpadas para receber as novas obras.

A museóloga dos museus, Morgana Camargo, afirma que todas essas atividades reforçam a preparação da Instituição para receber as mais diversas exposições. “Todo esse preparo se mostra fundamental para a apresentação de um resultado final, ou seja, as exposições. Pois, além do trato técnico neste processo, os cuidados estéticos e de segurança aos visitantes é imprescindível em uma instituição museológica”, destaca Morgana.

O acesso ao público volta a funcionar amanhã (10), às 18h, quando ocorre a cerimônia de abertura da exposição “Centenário do Instituto Educacional”, do MHR, o lançamento da exposição “Mulheres inspiradoras: uma homenagem à Rosa Coitinho” e das salas “Paralelo”, do MAVRS. As visitações de grupos escolares podem ser agendadas a partir do dia 11, pelo telefone (54) 3316-8586.