Cultura

Museus promovem Domingo cultural

27/09/2019

14:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

MAVRS, MHR e Muzar se unem neste domingo, dia 29 de setembro, em uma programação que busca mostrar à comunidade os bastidores dos museus

O Museus de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), o Museu Histórico Regional (MHR) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) estarão unidos neste domingo, dia 29 de setembro, para oferecer à comunidade de Passo Fundo um passeio pelos bastidores dos museus.  Será o Domingo Cultural, atividade que faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus. As ações serão realizadas no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto e contam com o apoio do Instituto Histórico de Passo Fundo e do Arquivo Histórico Regional (AHR). 

A programação inicia às 14 horas, com oficinas, visitas técnicas e exposições dos três museus. A proposta é, além de fomentar o circuito de arte na cidade, proporcionar ao público explorar os aspectos do cotidiano museológico. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.  O MAVRS, o MHR e o Muzar são vinculados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). 

Confira a programação completa:
- 14h - Oficina Desenho e Narrativa (ministrada pelo professor Alissom Farias)
- 14h - Exposições: "Bichos nojentos: eu, você ou eles?" (Muzar), "Tomas um chimarrão?" (MHR), "Da abertura, o espaço" (MAVRS) e “Mostra de câmeras fotográficas” (IHPF)
- 15h - Visita técnica na reserva do MAVRS
- 16h - Trilhas da História (ação promovida pelo IHPF e pelo AHR). Saída no Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

Primavera dos Museus
Com a temática “Museus por dentro, por dentro dos museus”, ocorre, de 23 a 29 de setembro, a 13ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus. Nesta edição, o IBRAM busca envolver ainda mais os públicos de todo o país na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. O objetivo é conhecer os processos de formação, organização, conservação e exposição dos museus para interação e conhecimento pelas comunidades.