Extensão

Museu Histórico Regional recebe Mostra Centenária do HSVP

20/11/2018

18:17

Por: Assessoria de Imprensa HSVP e UPF

Fotos: Caroline Silvestro/HSVP, Évelyn Biorchi/MHR e Natália Fávero/UPF

O Museu Histórico Regional (MHR), vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF), recebe a Mostra Centenária Itinerante, que conta a história dos 100 anos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. A abertura da atividade ocorreu na segunda-feira, dia 19 de novembro. A Mostra poderá ser visitada até 4 de dezembro. 

A Mostra Centenária é composta por painéis com histórias, imagens e instrumentos que ajudam a contar o centenário da Instituição, propiciando ao público conhecer um pouco mais da história do HSVP, da fundação às peculiaridades da linha do tempo e de áreas como recursos humanos, religião, medicina, enfermagem e farmácia hospitalar.

O vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rogerio da Silva, afirmou que a Universidade se sente honrada em participar desse processo de montagem da mostra no Museu Histórico Regional.  “São poucas entidades que têm 100 anos, por isso que a sociedade e as instituições precisam preservar a sua história. Que bom que o HSVP está retratando o seu primeiro centenário e que podemos conhecer, saber e entender sua história. Sem conhecermos nossa história é difícil pensarmos no futuro. Portanto, temos que fazer todo esforço para preservar a história das instituições e de Passo Fundo”, declarou o vice-reitor.
 
Ao deixar sua mensagem, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, rememorou que o Hospital São Vicente de Paulo foi criado, fomentado e cresceu através do amor, do trabalho e dedicação de seus fundadores, os Vicentinos, seus funcionários, corpo clínico. “Hoje, os 3,8 mil funcionários diretos do hospital, os sonhos e a dedicação dos Vicentinos nos mostram que é possível construir uma grandiosa instituição a partir de um sonho e de um ato de amor”, reforçou o presidente. 
 
Para o superintendente executivo do HSVP, Ilário De David, é uma enorme alegria estar no Museu Histórico Regional com painéis que apresentam algumas fotos, textos e peças que contam a história do hospital. “Este é um trabalho interessante e que, certamente, é uma célula para construirmos um museu do HSVP”, evidenciou Ilário. 

O secretário de Desporto e Cultura, Pedro Almeida, enfatizou que Passo Fundo tem muitas marcas como o Festival de Folclore, a Jornada Nacional de Literatura e na saúde, o Hospital São Vicente de Paulo. “Em algum momento já estivemos lá, acompanhando um familiar ou necessitando de algum serviço do Hospital São Vicente. Muitas vidas nasceram no HSVP e tem em sua bagagem uma lembrança da instituição. Que venham mais 100 anos com saúde, vigor de uma instituição que apoia a cidade de Passo Fundo”, destacou Almeida.

Na abertura da Mostra Centenária Itinerante foram valorizadas parcerias estabelecidas para elaboração da exposição, especialmente, da coordenadora do Museu Histórico Regional, Tânia Maria Aimi e equipe, Djiovan Vinícius Carvalho do Instituto Histórico de Passo Fundo, OM Arquitetura e Dbsite.

Temas da mostra centenária
- Galeria de fotos do fundador Padre Rafael Iop, dos presidentes e associados do Hospital São Vicente de Paulo, desde 1918;
- O painel Recursos Humanos aborda o universo do RH, bem como a evolução de funcionários;
- A mostra Religiosa traz a espiritualidade da instituição, aliada ao cuidado, à medicina, desde sua fundação;
- As áreas da Medicina, Enfermagem e Farmácia Hospitalar estão compostas em painéis que apresentam recortes históricos, instrumentos, visões ideológicas de pensadores e figuras que até hoje, norteiam a atuação dos profissionais;
- A Linha do Tempo apresenta a evolução do hospital, através de inaugurações, serviços, ampliações da área da assistência ao paciente, tecnologia, ensino e pesquisa, aquisições de áreas, certificações e premiações. Nesse sentido é importante dizer que mostrar os 100 anos em um painel é impossível, portanto, após o término da mostra, a linha do tempo estará disponível no site hsvp.com.br.

Os interessados podem enviar a sua contribuição para a comunicação social do HSVP, pelo e-mail ascom@hsvp.com.br.