Geral

Movimento Maio Amarelo aborda o respeito e a responsabilidade em campanha de 2021

29/04/2021

10:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

UPF integra o Fórum de Mobilidade Urbana e Educação de Passo Fundo, que promoverá várias ações no decorrer do mês

Chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Esse é o propósito do Movimento Maio Amarelo, uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, que visa colocar em pauta o tema segurança viária, mobilizando a comunidade e os seus mais diversos segmentos, como empresas, entidades, associações, federações, entre outras, para debater a temática, engajar em ações e propagar o conhecimento, de forma a abordar toda a amplitude que a questão do trânsito exige. Sabendo da importância disso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) participa do Fórum de Mobilidade Urbana e Educação de Passo Fundo, que realizará uma série de atividades em alusão à campanha de 2021: “Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito”.

Com o intuito de propor uma reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diferentes ambientes de convivência, como o respeito e a responsabilidade, o Movimento Maio Amarelo desse ano contará com várias ações no município. Dentre elas, hoje (29), às 19h30min, pelo canal do Youtube Fórum de Mobilidade MobEduc, ocorre a live sobre a Lei 14.071/2020. Principais alterações no CTB, com o tenente coronel da Reserva da Brigada Militar/RS, Ordeli Savedra Gomes.

No dia 6 de maio, às 19h, está prevista a 3ª Mobilização de Silêncio pela Prevenção de Vítimas do Trânsito, com a participação do doutor em Segurança de Trânsito pela Université Libre de Bruxelas, David Duarte Lima. Já no dia 20 de maio, às 19h, também pelo canal do Youtube Fórum de Mobilidade MobEduc, acontece a live sobre os Reflexos da Pandemia na Mobilidade Urbana, com a presença da sócia fundadora do Ande Bem – Instituto de Psicologia do Trânsito, Aurinez Rospide Schmitz.

Além disso, durante o mês, serão realizadas com estudantes de algumas instituições de ensino de Passo Fundo atividades de sensibilização referente às Campanhas desenvolvidas até este ano do Movimento Maio Amarelo, para divulgação nas redes sociais. Ainda, ocorrerá uma agenda coletiva com instituições e empresas, entre elas Agenda 21, Coleurb, UPF, CFC Autotec, CFC Planalto, CFC Janaína, SEST/SENAT, Grupo de Mães Renascer, Tecpremer, consultório Aluciane, Instituto Ande Bem, PRF, Câmara Municipal de Vereadores, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Fórum de Mobilidade Urbana e Educação, com o objetivo de unir forças em busca de ações de sensibilização por um trânsito mais seguro.

Segundo a professora Me. Daniela dos Santos, que é uma das integrantes do Fórum de Mobilidade Urbana e Educação de Passo Fundo, a UPF sempre foi protagonista nas ações educativas na área de trânsito e mobilidade, seja como instituição participante ou por seus projetos de extensão relacionados à temática.