Extensão

Mostra apresenta ações do Projeto Redes de Cuidados Territoriais

18/12/2020

14:43

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

De março a novembro, cerca de 45 mil pessoas foram atendidas direta e indiretamente pelo Projeto

Como forma de compartilhar experiências, aprendizados e vivências alcançadas por meio do Projeto Redes de Cuidados Territoriais, as equipes estiveram reunidas, de forma on-line, na quarta-feira, dia 16 de dezembro, para a Mostra Final de apresentações. O evento contou com a participação de acadêmicos, professores, funcionários e da reitora.

O projeto envolveu 150 estudantes e 20 professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) e é realizado em uma parceria com a Prefeitura de Passo Fundo. Criado para combater a Covid-19 e garantir que a atenção básica em saúde seja fortalecida, as ações foram voltadas a prevenção à saúde das pessoas em territórios vulneráveis de Passo Fundo.

Milhares de pessoas foram atendidas pelo Projeto, seja pelas visitas domiciliares, pelo Teleatendimento, pelas ações Vigilância Epidemiológica ou por movimentações indiretas. Desde o dia 24 de julho, quando a parceria foi oficialmente firmada com a Prefeitura, até o dia 27 de novembro, foram realizadas cerca de 2,5 mil visitas domiciliares, mais de 8 mil ações na vigilância epidemiológica, 15 encontros formativos temáticos, 16 mil atendimentos e monitoramentos no teleatendimento, 320 agendamentos de coletas de preventivos e 150 encaminhamentos para especialidades médica e clínicas como fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviços da rede socioassistencial. Ao todo, foram cerca de 45 mil pessoas atendidas direta e indiretamente pelas nossas ações.

A reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, participou do encontro, juntamente com professores e acadêmicos envolvidos. Segundo ela, todo o Projeto foi um sonho e um compromisso da Universidade. “Esses dados são motivos de orgulho e evidenciam o profundo impacto de uma relação entre ensino-serviço-comunidade que dá certo. Esse ano desafiador nos mostrou que tomamos a decisão certa em optar pela vida, em colocar nossos serviços e conhecimentos em favor da comunidade e o resultado disso são os nossos acadêmicos mais fortalecidos e a Instituição ainda mais próxima das pessoas”, destacou.