Pesquisa e Inovação

Modelagem matemática em debate na aula inaugural do semestre do PPGCA/UPF

23/03/2017

10:28

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada da Universidade de Passo Fundo (PPGCA/UPF) realizou, no dia 10 de março, sua aula inaugural do semestre. A atividade teve como tema Modelagem matemática e foi ministrada pela pesquisadora e professora Dra. Airam Teresa Zago Romcy Sausen, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática (PPGMM) da Unijuí.

Na oportunidade, a docente apresentou suas pesquisas sobre automação industrial e controle para alunos e pesquisadores do PPGCA, bem como para estudantes e professores dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Matemática. A temática abordou o estudo, a aplicação e o desenvolvimento de modelos matemáticos para predição do tempo de vida de baterias de dispositivos móveis.

A convidada e o professor Dr. Rafael Rieder, coordenador do PPGCA, também destacaram o convênio assinado, no segundo semestre de 2016, entre a Unijuí e a UPF, referente à colaboração acadêmica entre o PPGMM e o PPGCA. Segundo Airam, com a implantação dessa cooperação, pretende-se realizar o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e educativa de interesse comum, e incentivar o intercâmbio de alunos e professores dos programas. Rieder ressaltou, ainda, que a parceria permitirá a realização conjunta de estágios, pesquisas, palestras, coorientações de dissertações e teses, publicações científicas, seminários, dentre outras ações relevantes para as áreas da modelagem matemática e computação aplicada.