Ensino

Mobilização para o bem

18/09/2019

14:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Assessoria de Comunicação HSVP/ Scheila Zang

Estudantes do curso de Enfermagem doam sangue no Hospital São Vicente de Paulo

Os acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (UPF) se mobilizaram para ir até o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, para doarem sangue. A iniciativa, realizada na segunda-feira, 16 de setembro, surgiu na turma do sexto nível da graduação, na disciplina de Saúde Mental, e teve o intuito de reunir o máximo possível de doadores para ajudar um paciente que necessitou de transfusão de sangue.

A estudante Sara Julhia Robattini, de 21 anos, revelou que pensava em uma forma de ajudar, além de apenas doar sangue. "Tive a ideia de falar com a minha turma para fazermos uma campanha", afirma. Para ela, isso é algo gratificante, pois no dia a dia, muitas pessoas necessitam de sangue. “Somente se comover, às vezes não é o suficiente. Existem formas de agir e de mudar. Tem que fazer. Você não pode somente perceber o problema se pode fazer algo a mais", pontuou.

As mobilizações para doação de sangue são uma forma de conscientizar as pessoas e torná-las doadores fidelizados. "Da minha turma, por exemplo, é a primeira vez que a maioria dos colegas doam sangue. Só que, se hoje eles doam, amanhã, é o pai, a mãe, o amigo que estarão doando. Então, vir doar é a melhor propaganda", avalia Sara.