Ensino

Mobilidade acadêmica: futuros intercambistas recebem orientações sobre viagem

01/07/2022

09:56

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo / Arquivo Pessoal

Durante atividade, realizada na quarta-feira, 29 de junho, 12 estudantes conheceram mais sobre o processo de intercâmbio e sanaram dúvidas sobre o assunto

Viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, aprender outros idiomas e evoluir como pessoa e profissional: é para isso que os 12 futuros intercambistas estão se preparando. Acadêmicos de diversos cursos da Universidade de Passo Fundo (UPF), eles contam com apoio e orientações do setor de Assessoria Internacional (AI) e logo poderão realizar seus sonhos. 

Nesta quarta-feira, 29 de junho, eles foram convidados para, junto dos familiares, participarem de uma conversa com os integrantes da AAII e, em seguida, conhecerem mais sobre as questões referentes a passaporte, bagagens e translado, a partir da fala dos convidados da empresa CVC, parceira da Universidade. Entre os destinos estão Argentina, Espanha e Portugal.

Os cursos que enviarão intercambistas são Medicina, Engenharia Civil, Psicologia e Direito, pelo Programa de Intercâmbio Acadêmico Institucional da UPF (Piac), e Arquitetura e Urbanismo, pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Regional em Cursos Creditados (Marca). Para a coordenadora da AAII, professora Dra. Luciane Sturm, essa é uma grande oportunidade para os acadêmicos. “Não tem ninguém que passe por uma viagem e não se transforme. Em quatro meses, essa experiência é ainda maior. Por lá, eles vão conhecer outras culturas, transformar seus conhecimentos, e, com toda certeza, agregar nos seus currículos e nas suas vidas”, apontou. 

Rumo à realização dos seus sonhos
 

Amanda cursa Direito

Durante a atividade, os estudantes puderam saber mais sobre a vida acadêmica, projetos e como registrar cada passo dessa experiência. Amanda Nardi Finatto era um deles. Estudante do sétimo nível do curso de Direito da UPF Casca, ela ainda não tem data marcada para a viagem, mas está ansiosa. “Acredito que nada seja melhor do que fazer um intercâmbio para aprender sobre novas culturas, conhecer novos lugares e pessoas”, contou. 

Interessada em uma temporada de estudos no exterior, ela pesquisa sobre as possibilidades de intercâmbio desde o início da graduação. Amanda encontrou na Assessoria Internacional o guia que precisava para começar a trilhar esse caminho. “A AAII esteve presente desde o início do processo seletivo interno, ajudando e auxiliando em todas as dúvidas que tive durante todos os trâmites. Toda a equipe da assessoria é muito prestativa e ágil, pois todas as vezes que precisei contatar, sempre fui respondida imediatamente”, aponta a acadêmica. 

Experiente no assunto intercâmbio, ela agora se prepara para o seu segundo, desta vez para a Espanha. “Sempre pensava em fazer outros, então com o PIAC eu poderia continuar a faculdade de Direito e fazer o intercâmbio ao mesmo tempo. A partir disso, organizei minha grade, adiantei disciplinas para que tudo desse certo”, ressaltou a estudante, que não vê a hora de aprender mais sobre o país que escolheu para visitar.