Pesquisa e Inovação

Mestranda da UPF apresenta trabalho em Congresso Latinoamericano de Microbiologia

21/11/2018

16:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O trabalho de pesquisa “Controle de fitopatógenos por fungos endofíticos de folhas de aroeira”, desenvolvido pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade de Passo Fundo (PPGAgro/UPF) Francine Falcão de Macedo Nava foi exposto no XXIV Congresso Latinoamericano de Microbiologia, que ocorreu de 13 a 16 de novembro, no Chile. A professora Dra. Fabiana Tonial representou a UPF no evento.

O projeto busca alternativas para o controle de doenças que afetam principalmente os cultivos de trigo, milho e soja. Os resultados apresentados demonstram a capacidade de controle do crescimento micelial dos fitopatógenos Fusarium graminearum e Drechslera tritici-repentis por isolados endofíticos do gênero Diaporthe. A continuidade da pesquisa pretende investigar se a atividade biológica evidenciada é resultante da produção de metabólitos secundários produzidos pelo endófito. 

Os congressos da Associação Latinoamericana de Microbiologia (Alam) são um ponto de encontro para os microbiologistas latino-americanos e oferecem a oportunidade de trocar informações, discutir estratégias de pesquisa e planejar cursos de ação, cooperação e desenvolvimento para projetos de interesse comum.