Cultura

Mesa de debates integra a I Semana Nacional de Arquivos

29/05/2017

09:04

Por: Assessoria de Imprensa

Atividade é gratuita e acontece no dia 09 de junho

Uma mesa de debates com o tema “Os arquivos e a produção do conhecimento sobre história local” integrará a I Semana Nacional de Arquivos, que acontece de 5 a 10 de junho em Passo Fundo.  O assunto será debatido pelos profissionais Ana Maria Prates, Diego José Baccin e Fernando Miranda, que trabalharam com acervos locais e produziram, a partir deles, conhecimento sobre a história da cidade e da região.

A mesa de debates não demanda inscrições e é aberta aos interessados, bem como a estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e alunos do ensino médio, superior e da pós-graduação. A atividade, que acontecerá no dia 09 de junho, a partir das 9h, na Academia Passo-Fundense de Letras, é gratuita.

O Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo (AHR) – vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade de Passo Fundo (UPF) – juntamente com o parceiro Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), estará envolvido na programação oferecendo atividades de visitação guiada, oficinas e mesa de debates relacionadas à importância de acervos como fonte de pesquisa e produção de conhecimento, bem como de resguardo do patrimônio documental da cidade e região.

Visitas guiadas
Voltada para grupos de até 60 pessoas, as visitas guiadas foram projetadas especialmente para atender a grupos de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e alunos do ensino médio, de graduação e de pós-graduação, em todas as áreas. Na visita, serão apresentados o AHR e o IHPF e seu trabalho de conservação de fundos documentais, acervos sob guarda das instituições e informações sobre restauro e conservação. A inscrição é feita pelo responsável pelo grupo em formulário disponível em www.ahr.upf.br.

Oficina de higienização e conservação de documentos
Na oficina de higienização e conservação de documentos, a equipe AHR apresentará informações sobre técnicas de higienização e conservação de documentos articulando a parte teórica à parte prática, com a realização de procedimentos pelos participantes. A oficina terá até oito participantes por turno. As inscrições são realizadas por formulário próprio, enviado pelos interessados, e disponível em www.ahr.upf.br.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail ahr@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8516.